Carregando...

CamposEstadoGeral

Prefeito participa dos 34 anos da Fundação da Infância e Juventude

Foram celebrados também os 91 anos do Instituto Profissional São José, instituição que cedeu o espaço para a implantação da então Fundação do Menor, hoje FMIJ, no bairro da Lapa

“Há 34 anos, eu tinha apenas 5 anos de idade, e o jovem sonhador Anthony Garotinho, então prefeito de Campos, criava a Fundação do Menor, que se transformou na Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ)”. Com essas palavras, o prefeito Wladimir Garotinho abriu seu discurso, durante a solenidade de comemoração por mais um aniversário da FMIJ, celebrado nesta terça-feira (19). Foram comemorados também os 91 anos do Instituto Profissional São José, que tem como presidente Elson da Silva Leal. Foi o instituto quem cedeu o espaço para a implantação da FMIJ, situada no bairro da Lapa.
Acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, o prefeito parabenizou os profissionais que atuam na Fundação com amor e dedicação.

“O que falta no mundo é respeito e empatia. Independente da posição que a pessoa ocupa, o importante são as marcas que ela deixa e aquilo que constrói. Quando assumimos o governo, encontramos a Fundação em completo estado de abandono. Naquela época, o orçamento anual para a instituição era de R$ 13 milhões. Este ano, o orçamento supera R$ 30 milhões destinados ao cuidado de crianças e  adolescentes. São mais de 20 modalidades de serviços oferecidas, entre cursos e projetos, como o da Guarda Mirim”, disse Wladimir, que levou o público presente a cantar “Parabéns a Você” para a FMIJ e, em seguida, tirou fotos segurando o bolo em comemoração ao aniversário.

Junto da primeira-dama e do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o prefeito entregou as chaves de duas vans zero quilômetro a Gerusa Nascimento e Romilda dos Santos Silva, que atuam em instituições do município que atendem crianças e adolescentes.
Já os alunos que integram o projeto da Guarda Mirim desfilaram em continência ao prefeito e demais convidados. Cada adolescente recebe uma bolsa auxílio, segundo Wladimir, que citou o vice-presidente da FMIJ, Leandro Castelo, como exemplo de persistência.

“Ele é ex-assistido da Fundação e já vestiu uma farda igual a de vocês. Aprendeu a fazer amigos, ter disciplina, conviver em sociedade e seguiu com sua vida”, afirmou o prefeito, que assistiu também ao musical “Retrato de Infância”, apresentado pelo Grupo Gotta, coordenado por Simone Jardim.
Houve, ainda, apresentação das crianças assistidas pelo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), que declamaram a poesia “Parabéns, Fundação”, de autoria do facilitador de música Marcelo da Rosa. Em seguida, eles cantaram a música “Semente do Amanhã”, de Gonzaguinha.
A primeira-dama Tassiana Oliveira ressaltou que a FMIJ não tem apenas o objetivo de cuidar das crianças e dos adolescentes, mas de promover um futuro melhor e qualidade de vida para todos eles.

“A gente aqui, hoje, tem que comemorar a qualificação, os cursos profissionalizantes, o esporte, a educação, o cuidado e o respeito para com as crianças que, muitas vezes, sofrem com situação de vulnerabilidade, com a violência. Estou diariamente com muitas pessoas da Fundação e vejo o quanto essa equipe é apaixonada pelo que faz, nas instituições, nos abrigos e nos acolhimentos”, disse Tassiana.
O presidente da FMIJ, Diego Rodrigues, agradeceu ao prefeito pelo trabalho que vem exercendo nesses três anos de governo.
“Não posso deixar de expressar a minha admiração e gratidão ao prefeito, que tem feito um governo de amor genuíno para com o povo, um governo de inclusão. Também quero expressar minha gratidão à primeira-dama, que visita os acolhimentos e cuida de cada assistido, além do ex-presidente da Fundação, Leon Gomes, que fez um árduo trabalho aqui”, disse ele, ressaltando que, em breve, a Fundação passará a contar com um Centro de Equoterapia. Já a obra da sala de artes marciais está em fase de finalização e a inauguração, que seria nesta terça-feira, foi adiada. A nova data será divulgada em breve.
O vice-presidente da FMIJ, Leandro Castelo, disse que o momento era de alegria. “Todos sabem que a Fundação fez e faz parte da minha vida. Como ex-assistido, agradeço imensamente pela pessoa que me tornei. Eu amo essa instituição e quem convive comigo diariamente sabe da minha luta. Agradeço a cada um dos colaboradores da Fundação, desde as casas de acolhimento à sede, Conselhos Tutelares, secretários municipais e ao trabalho incansável do prefeito e da primeira-dama. Acompanho a política de nossa cidade há muito tempo e nunca vi uma primeira-dama tão comprometida com a causa, como Tassiana”, afirmou.
A estudante Emilly Andrade, 15 anos, passou a fazer parte do projeto Guarda Mirim no ano passado. Segundo ela, o sonho da sua mãe, hoje com 36 anos, era ser Guarda Mirim, mas não tinha idade para integrar a equipe.

“Fiz minha inscrição para realizar o sonho da minha mãe e acabei gostando muito daqui. Aprendemos a ter disciplina e respeito para com o próximo”, contou a estudante.
Já Carlos Alexandre da Silva Amaro, 15 anos, iniciou no projeto no último dia 11, quando foram formadas novas turmas.

“Sempre tive curiosidade para saber como era o treinamento e agora sonho em entrar para o Exército”, disse Carlos Alexandre.