Carregando...

Quissamã

Prefeita Fátima Pacheco é convidada do Festival da Diáspora 2024 com representantes de cidades dos EUA e do Rio

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, foi convidada para participar do Festival da Diáspora 2024, nesta sexta-feira (23), que discute políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial nas Américas. Realizado no Rio, o evento é uma referência internacional no tema, reunindo mais de 200 participantes de cidades dos Estados Unidos e do Estado do Rio. Quissamã faz parte do Pacto de Combate ao Racismo e da Rede Global de Cidades Antirracistas, investindo nas políticas de combate ao racismo no município. Em 2023, a Fazenda Machadinha sediou o 1º Seminário da Rede Global de Cidades Antirracistas.

A abertura do evento será às 10h, com a cúpula dos prefeitos, que apresentará a mesa redonda “Políticas Públicas na Luta Contra o Racismo”, contando também com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes. O Festival da Diáspora é um encontro de destaque que celebra e promove a diversidade cultural, ao mesmo tempo em que cria um espaço inclusivo e inovador para diálogo, aprendizado e colaboração.

“Investimos no fortalecimento da cultura antirracista em Quissamã, com políticas públicas em todas as áreas de atuação, como Assistência Social, Educação, Cultura, Saúde, Lazer, entre outras. Desenvolvemos ações nas escolas que ressaltam o respeito à tradição dos povos, como quilombolas e ciganos, mostrando essa importância desde a primeira infância. Somos um município que promove a igualdade de pessoas de diversas origens culturais. Agradecemos o convite para mostrar as ações que são realizadas em nossa cidade”, disse a prefeita Fátima Pacheco.

O município também será representado pela secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, e pela coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial, Jovana de Azevedo. Quissamã possui a segunda maior média populacional de quilombolas do Estado do Rio — 4,43% dos habitantes declarados quilombolas, de um total de 22.393 habitantes — de acordo com o Censo 2022 do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Ficamos satisfeitos com o convite para participar de um espaço internacional para debates de ações antirracistas. É uma oportunidade de troca de experiência sobre esse tema tão importante para o mundo. Quissamã possui uma tradição de povos e realizamos ações para ressaltar a importância dessa preservação”, conta a coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial, Jovana de Azevedo.

Nessa preservação da história, o município realiza diversas políticas públicas. Na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição, em Machadinha, por exemplo, os estudantes têm à disposição oficinas de fortalecimento da cultura quilombola, tais como: Cultura e Resistência; Nossa Gente, Nossa História; CulinAfro; RecreAfro; e Banda de Lata.A rede de proteção antirracista tem ganhado cada vez mais destaque em Quissamã, com a inclusão na Rede Global de Cidades Antirracistas; no Pacto de Combate ao Racismo; e no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, além, da criação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial e da Coordenadoria Municipal de Políticas da Igualdade Racial.