Carregando...

Macaé

Números da economia avançam com ações da Casa do Empreendedor

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda desenvolve a proposta de aceleração da economia baseada em um cronograma de ações específicas. A prioridade é assegurar suporte para que o município alavanque cada vez mais este setor. Macaé é um dos melhores ambientes de negócios do país, devido ao arranjo produtivo local presente, com mais de 20 mil empresas no segmento Econômico. O município possui o maior ambiente de negócios de óleo e gás do mundo. A Secretaria tem como meta para 2024, o compromisso de continuar trabalhando em atender este mercado tão importante para o desenvolvimento do país.

 

 

Os projetos estruturantes no município avançam na mobilização de investimentos, como o Complexo do Terminal Portuário (Tepor) e as obras de expansão da pista do Aeroporto de Macaé, que permitirá o aumento da malha aérea no município e região, além da instalação de grandes redes, como o Grupo D’or, em plena construção. Macaé também segue protagonizando no agronegócio, e já é a maior produtora de grãos e de gado confinado do Estado, entrando na corrida para a instalação de uma planta de fertilizantes nitrogenados, contribuindo, desta forma, para a redução da importação deste insumo no país.

“Contratamos um Estudo de Viabilidade para a instalação desta planta, visto a oferta de gás processada no município. O gás é fundamental na produção e composição desse tipo de fertilizante. Também estamos estruturando ações dirigidas ao empreendedorismo de inovação, por intermédio de um convênio a ser realizado futuramente com a UFRJ para a organização do Ecossistema de Inovação do município, aceleração de startups e criação do Marco da Inovação de Macaé”, destaca o secretário da pasta, Rodrigo Vianna.

Além dos grandes investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico dará continuidade às políticas de fortalecimento das micro e pequenas empresas no município: modernização e ampliação dos serviços na Casa do Empreendedor, realização de capacitações e rodadas de negócios em parceria com as instituições empresariais, como a Acim, CDL Firjan, Redepetro-BC e Sebrae. Um dos objetivos em 2023 foi a ampliação dos projetos da Casa do Empreendedor e do Macaé Facilita, visando fomentar o arranjo produtivo da cidade.

Segundo a Jucerja, em 2023, Macaé teve 1.167 constituições empresariais, se posicionando entre os 10 municípios do Estado do Rio de Janeiro em maior número de abertura de empresas. Os dados também apontam um total de 24.832 empresas ativas. De acordo com o Data Sebrae estando enquadradas como Microempreendedor Individual; Microempresa; Empresa de Pequeno Porte e Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Cerca de 50% das empresas estão vinculadas ao setor de Serviços; seguido pelo Comércio; Indústria; Construção Civil e Agropecuária.

Parcerias e desburocratização como chaves de crescimento

O crescimento da economia foi retomado, em 2022, através da parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com outras secretarias em prol do ambiente de negócios mais célere, eficiente e seguro. Com a Casa do Empreendedor, segue agregando parceiros para levar orientação, capacitação e apoio através de credibilidade e uma gestão de negócios pautada na qualidade do atendimento com informações específicas para quem deseja abrir o MEI.

Na prática, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico funciona como um órgão facilitador, contribuindo para a desburocratização do processo, Além dos microempreendedores, atua ainda junto aos microempresários e empresários de pequeno e médio porte, por meio do convênio com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que funciona no prédio do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) e atende para orientações, das 9h às 17h, e para formalizações, através do site oficial.

Casa do Empreendedor

O atendimento na Casa do Empreendedor é voltado para MEI, de forma presencial ou eletrônica pelo e-mail: casaempreendedormacae@gmail.com. No Centro, o espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h. O endereço é Rua da Igualdade, 154. Já em Córrego do Ouro, o atendimento é na sede do Macaé Facilita no Sana, na Rua José de Jesus Júnior, 99. Excepcionalmente neste mês de janeiro, o atendimento na Serra está sendo realizado exclusivamente de forma remota pelo telefone (22) 2796-1697 ou pelo e-mail.