Carregando...

Campos

Contribuintes já podem retirar guias de pagamento do IPTU 2024

A novidade este ano é que os contribuintes em dia com o imposto poderão garantir o desconto de 10% no pagamento em 1ª cota única, com vencimento no dia 5 de fevereiro

 

O primeiro dia para retirada da guia de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024, levou dezenas de contribuintes à Secretaria Municipal de Fazenda na manhã desta segunda-feira (22). O contribuinte pode, também, optar por retirar a guia por meio eletrônico, no link disponibilizado no site da secretaria. A novidade este ano é que os contribuintes em dia com o imposto poderão garantir o desconto de 10% no pagamento em 1ª cota única, com vencimento no dia 5 de fevereiro. Quem tiver algum débito e optar por pagar o IPTU 2024 também na 1ª cota única terá desconto de 7%.
Moradora de Guarus, Lúcia Cristina dos Santos, disse estar satisfeita com o atendimento. “Em meia hora fui atendida. Prefiro retirar a guia aqui, na Fazenda, pois é mais fácil tirar dúvidas e ver a questão do parcelamento, para ficar mais flexível”.
Já Cláudio José Alencar, que mora em Morro do Coco, aproveitou a vinda ao Centro para retirar a guia na sede da secretaria. “Como a internet na minha casa não é muito boa, prefiro vir na secretaria para imprimir. Apesar de ter muita gente, fui atendido bem rápido”.
Os técnicos da Secretaria de Fazenda informam também que não houve aumento do imposto em relação ao ano de 2023, incidindo apenas a correção monetária que utiliza como parâmetro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), fixado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que foi de 4,72%.
Quem possui débito com o município continua podendo parcelar a dívida em até 60 vezes, sendo cada parcela mínima de 1 Ufica para pessoa física e 5 Uficas para pessoa jurídica. O parcelamento pode ser feito de forma eletrônica através do endereço da Fazenda. Os contribuintes que tiverem dúvidas a respeito do IPTU podem, ainda, entrar em contato com a secretaria pelo telefone 0800-6025343 e agendar atendimento, ou ir direto ao órgão, localizado na Rua 13 de Maio, 129, no Centro. O atendimento ao público acontece das 9h às 16h.