Carregando...

EstadoGeralRio das Ostras

Município amplia trabalho junto a adolescentes e jovens em conflito com a Lei

Na manhã de quinta-feira, 14 de março, a secretária de Assistência Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho, recebeu a diretora de Parcerias do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas – Degase, Mirtes Bandeira, e a assistente e pedagoga Renata Moreira. O Degase é o órgão do governo do Estado do Rio que executa as medidas judiciais aplicadas aos adolescentes em conflito com a Lei.

O encontro teve como objetivo ampliar a reflexão sobre os adolescentes e jovens em conflito com a Lei que estão internados em cumprimento de medidas socioeducativas e a melhoria do atendimento aos jovens egressos do sistema.

Durante a reunião foram apresentados os projetos de atendimento ao adolescente e jovem de Rio das Ostras e apontados os pontos mais complexos. O encontro buscou formas de avançar com as políticas públicas de atendimento a esse público, para evitar a reincidência e a gravidade dos atos infracionais.

Também foi destacado que o Município foi um dos primeiros do Estado a ter o Plano Municipal de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, aprovado em 2008.

Ficou acordado que Rio das Ostras receberá o Termo de Parceria para análise a fim de implementar novas ações e estratégias para receber os jovens do Município egressos do sistema e criar um plano de ação para qualificá-los, encaminhá-los ao mercado de trabalho e também incentivá-los a permanecer no sistema educacional.

Foi observado ainda que Rio das Ostras está bem avançado na execução das medidas socioeducativas em meio aberto. A assessora técnica da secretaria de Assistência Social, Giselly Leão, informou que o Município está se mobilizando para atualizar o Sistema Municipal de Medidas Socioeducativas – Simase. Na pauta, também foi levantada a proposta de realização de um fórum e capacitação, para que o Município avance nas ações desse setor.

A secretária Eliara Fialho destacou que a Assistência Social está atenta a essa demanda e que tem ações e projetos que priorizam os adolescentes em cumprimento de medidas.
“Disponibilizamos vagas em cursos, projetos e, por meio do Creas, ofertamos apoio familiar para que possam juntos superar as dificuldades existentes nesse processo. Estamos empenhados em buscar cada vez mais alternativas e parcerias para amparar e fortalecer os jovens do nosso Município”, disse.