Carregando...

Campos

Campos tem saldo positivo na geração de empregos no início de 2024

O município de Campos começou o ano de 2024 com saldo positivo na geração de empregos. Conforme levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado nesta sexta-feira (15), o mês de janeiro registrou 152 contratações, sinalizando a retomada do vigor da atividade produtiva local, segundo o diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ranulfo Vidigal.
Ranulfo ressaltou que, em janeiro, o saldo líquido do setor de serviços também foi positivo com 258 vagas. O destaque ficou com a contratação de máquinas agrícolas. Outro setor que empregou foi a agropecuária com 39 novas vagas e a indústria com 27.
“O comércio revelou saldo líquido negativo de 166 vagas, porque já é tradicional devido ao período do pós-Natal. Mas, olhando para frente, as perspectivas são favoráveis pela retomada do setor de serviços, que tem grande peso na economia campista, pela safra agrícola e pela contribuição do poder público municipal, na forma de recuperação dos salários de professores e demais categorias do funcionalismo público, bem como pela manutenção do programa de obras públicas de infraestrutura e seu impacto na construção civil”, disse Ranulfo.
O diretor destaca a importância da geração de emprego no governo Wladimir Garotinho: “A geração de empregos sempre foi uma das prioridades no plano de governo do prefeito Wladimir Garotinho e vem sendo colocada em prática através de um conjunto de ações integradas de diversas secretarias e órgãos de governo”, disse ele.
De acordo com Ranulfo, em janeiro de 2023, o saldo líquido foi negativo, com 94 demissões. “Além disso, desde outubro de 2023, a cidade apresentava saldos líquidos mensais negativos pelo fim da safra agrícola e desaceleração do setor de serviços. Então, essa retomada é muito significativa para o município”, concluiu.