Carregando...

Macaé

Começa apuração do resultado parcial das eleições para o Conselho Tutelar


 A apuração do resultado parcial das eleições para eleger os novos conselheiros e suplentes do Conselho Tutelar (CT) já pode ser acompanhada pelo link. Ao todo são 33 candidatos habilitados que participam do pleito.

O trabalho está sendo realizado, pela primeira vez, pela equipe da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia. O órgão da administração municipal é responsável pelo suporte das eleições, com as configurações das urnas, equipamentos, internet, equipe e sistema para apuração e divulgação do resultado.

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos, falou sobre o desafio. “Neste domingo (1º), nossa equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia brilhou. Em quatro pontos de votação e no Centro de Controle no Paço Municipal, eles foram os guardiões da democracia local, assegurando que cada voto contasse. Por volta das 6h30, uma urna teve um pequeno contratempo com a impressora. Mas nossa equipe agiu rapidamente e resolveu o problema em tempo recorde. Além disso, o Maria Isabel foi o grande destaque. Com mais de 90 mil eleitores aptos, foi o maior colégio eleitoral das eleições do conselho”, frisou.

Marcos Lemos lembrou ainda que o marco histórico foi utilizar, pela primeira vez em Macaé, as urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER). Segundo ele, no estado do Rio de Janeiro poucos municípios com menos de 200 mil eleitores tiveram essa chance.


Cronograma das Eleições CT:

Publicação do resultado do processo de escolha: 4 de outubro;

Impugnação do resultado do processo de escolha (Eleição): 5 e 6 de outubro;

Lista final dos escolhidos, na ordem de classificação e aprovados para participar do curso de capacitação: 17 de outubro;

Curso de Capacitação obrigatório e eliminatório dos candidatos escolhidos titulares e suplentes: 6 a 14 de novembro;

Publicação Final dos Escolhidos com hora e local da posse: 17 de novembro;

Dia da Posse: 10 de janeiro de 2024.