Carregando...

EstadoGeralMacaé

Casa do Servidor: Macaé será pioneira no Estado do Rio de Janeiro

“Entender para atender” é o lema da primeira Casa do Servidor do Estado do Rio de Janeiro, que será inaugurada em Macaé ainda neste semestre. O novo espaço tem como objetivo atender os servidores municipais por meio de uma variedade de atividades multifuncionais. O programa funcionará em um imóvel localizado no centro da cidade com cerca de 80% de área linear, promovendo acessibilidade. A proposta é que sejam oferecidas atividades das 8h às 20h, para contemplar também servidores administrativos fora de seu horário de expediente.

O projeto começou a ser elaborado em agosto de 2023 pela Secretaria Adjunta de Recursos Humanos e foi oficialmente estabelecida neste mês, através do Decreto Municipal nº 001/2024. Com o objetivo de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, serão oferecidas atividades recreativas, palestras, rodas de leitura, entre outros. Além disso, o espaço desenvolverá projetos voltados para questões como antitabagismo, antidrogas e alcoolismo em parceria com as Secretarias. Os mais de 16 mil servidores estatutários e contratados poderão buscar espontaneamente os serviços que estarão disponíveis no novo endereço a ser divulgado em breve.

Segundo o secretário adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, há uma preocupação dos gestores quanto à qualidade dos serviços prestados à população. “Enquanto a eficiência no desempenho do trabalho é uma busca constante da gestão e das equipes, é crucial reconhecer que os servidores são indivíduos que também necessitam de cuidados. O programa Casa do Servidor surge do desejo da Administração Pública de abordar atentamente as necessidades de seus servidores. O objetivo desse programa é acolher e cuidar, a fim de garantir a eles melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho”, destaca.

Além disso, a Casa do Servidor em Macaé abrigará o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), atualmente passando por uma reestruturação de acordo com as mudanças na Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4) do Ministério do Trabalho. Essa reformulação visa aprimorar a segurança e a qualidade de vida dos servidores.

A coordenadora do programa, Fabieni Barcelos, assistente de administração e logística, destaca que, na Casa do Servidor, os próprios servidores atenderão seus pares. Os serviços serão prestados colaborativamente com as secretarias municipais, conforme destacado anteriormente. “O intuito é que os servidores sejam encaminhados para os diversos segmentos em busca do resgate de sua saúde e se sinta à vontade no espaço que está sendo preparado para recebê-los. É preciso este olhar humanizado para o servidor que, consequentemente, refletirá na sua vida funcional”, completa.