Carregando...

GovernoRegião

ALERJ DEBATE COM OS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL AÇÕES DE ENFRENTAMENTO ÀS ENCHENTES NO ESTADO DO RIO

Presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar, e outros 14 parlamentares da Assembleia Legislativa discutiram com ministros e o governador Cláudio Castro ações de auxílio às vítimas das fortes chuvas e aos municípios mais atingidos.

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) debateram com os governos Estadual e Federal, nesta terça-feira (16/01), ações de enfrentamento às enchentes que atingiram o Estado do Rio de Janeiro nos últimos dias. O encontro aconteceu no Palácio Guanabara, sede do Poder Executivo fluminense, e teve a presença dos prefeitos das cidades mais afetadas. O Governo do Estado anunciou a criação de um plano com ações para a recuperação desses municípios.

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, salientou a importância de o Governo Federal ter somado esforços no planejamento de ações para atender às localidades mais impactadas pelas chuvas. O parlamentar ainda frisou que a Alerj seguirá atenta para que as iniciativas que estão sendo colocadas em prática sejam revertidas em resultados concretos àqueles que mais sofreram com as enchentes.

“Este encontro serviu para fortalecer, com diálogo e união, o trabalho para recuperar as cidades afetadas pelas chuvas. Ao lado do governador, ministros, representantes de vários ministérios, secretários estaduais, deputados estaduais/federais e prefeitos discutimos ações coordenadas. A Alerj segue focada em garantir que esta colaboração se traduza em resultados concretos para a nossa população”, afirmou Bacellar.

Já o deputado Luiz Paulo (PSD) pontuou que a presença de autoridades de diferentes esferas demonstra que há uma unidade de pensamento. O parlamentar defendeu que as ações de recuperação das áreas mais impactadas sejam divididas em duas partes: medidas emergenciais para atender à população mais afetada pelas enchentes e a drenagem das bacias hidrográficas da Baixada Fluminense e do Rio Acari, onde houve maior incidência de inundações, com o objetivo de evitar futuros alagamentos.

“O ponto comum é a necessidade urgente de se atender àqueles que foram atingidos. A segunda questão é haver um investimento forte de macrodrenagem para contemplar todas as bacias hidrográficas da Baixada Fluminense e do Rio Acari. Esse projeto pode ser inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para começar mais rapidamente, já que para ser concluído duraria, em média, de dois a três anos”, explicou o deputado.

Por sua vez, o deputado Rosenverg Reis (MDB) também enfatizou a necessidade de haver projetos de prevenção a fortes chuvas a fim de evitar novas tragédias. “A reunião foi positiva. O Governo Federal está disposto a atender à Baixada Fluminense, onde houve os maiores volumes de chuva. Contudo, o problema não está no hoje e sim no amanhã. É preciso ter projetos imediatos de dragagem de rios e comportas. Há rios que não são dragados há mais de 40 anos. Assim, as bacias hidrográficas estarão prontas para as próximas chuvas”, disse.

A deputada Elika Takimoto (PT) pontuou que, para que esses planos de prevenção sejam postos em prática, é fundamental que haja cooperação entre todas as esferas do poder. “O que foi sinalizado de mais importante é a integração entre Governo Federal, Governo do Estado e os municípios com um plano de trabalho. Há a necessidade de se pensar em um plano de contingência a longo prazo para que, daqui a alguns meses, não estejamos aqui novamente para resolver os mesmos problemas. É necessário prevenir”, alertou a parlamentar.

Já a deputada Índia Armelau (PL) acrescentou que a reunião foi produtiva porque contou com a colaboração de autoridades com diferentes linhas de pensamento. Ela também ressaltou os esforços empenhados pela presidência da Alerj no atendimento às pessoas mais afetadas pelas chuvas. “Gostei das falas do governador, dos ministros, dos deputados e dos prefeitos. Não adianta a gente se reunir para amenizar o problema, o foco tem que ser em resolvê-lo. Acredito que coisas boas virão e o presidente da Alerj está se movimentando para isso. Nosso objetivo é ajudar a todos”, comentou a deputada.

O deputado Felipinho Ravis (SDD) frisou que o encontro entre as autoridades foi importante para dar uma resposta imediata à população, demonstrando o empenho do poder público em oferecer soluções de maneira célere. “Hoje, a Alerj se fez representada e nós saímos com a melhor expectativa para ajudar as pessoas que mais sofreram. A gente busca que se resolvam os problemas o quanto antes, principalmente na Baixada Fluminense”, destacou Ravis.

O parlamentar Giovani Ratinho (SDD) demonstrou otimismo com a contribuição do Governo Federal para o plano de ações de recuperação das cidades impactadas pelas chuvas. Para o parlamentar, isto fará com que as soluções sejam realizadas de forma imediata. “Os municípios estão em estado de calamidade e só é possível fazer mais pela população se houver o apoio dos governos Federal e Estadual. Estou otimista porque os ministros afirmaram que a ajuda será de imediato”, observou.

Também estiveram presentes os deputados Guilherme Delaroli (PL), Júlio Rocha (Agir), Márcio Canella (União), Marina do MST (PT), Rafael Nobre (União), Renato Machado (PT), Val Ceasa (Patriota) e Valdecy da Saúde (PL).

Governo estadual detalha plano de ação

Como a primeira ação do plano de recuperação, o governador Cláudio Castro afirmou que finaliza juntamente com representantes do Governo Federal e técnicos das prefeituras o planejamento de obras e projetos para a normalização das áreas que foram prejudicadas pelo temporal. “O momento é de trabalharmos com integração para entregarmos resultados com agilidade para os moradores de cada cidade atingida”, afirmou o governador.

O encontro contou ainda com a participação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Também estiveram presentes na reunião prefeitos de nove cidades: Rogério Lisboa, de Nova Iguaçu; Dr. João, de São João de Meriti; Waguinho, de Belford Roxo; Wilson Reis, de Duque de Caxias; Glauco Kaizer, de Queimados; Abraãozinho, de Nilópolis; Fernanda Ontiveros, de Japeri; Jorge Miranda, de Mesquita; Axel Grael, de Niterói; e Maneko Artemenko, de Paulo de Frontin.