Carregando...

CamposEstadoGeral

Campos sedia encontro de gestores do Cadastro Único e Bolsa Família da região

Campos sediou, nesta segunda-feira (15), na sede da Prefeitura, um encontro do colegiado de coordenadores do Cadastro Único e Bolsa Família das regiões Norte e Noroeste Fluminense. O objetivo do encontro, que reuniu cerca de 30 representantes de 13 municípios da região, além da capital, foi alinhar e discutir os novos programas que estão relacionados ao CadÚnico, como os programas Pé-de-Meia e Dignidade Menstrual, ambos do Governo Federal.
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único em Campos, Kamilla Oliveira, a reunião, que acontece a cada dois meses, também serviu para discutir entre os municípios as ações de buscas ativas às famílias que, de alguma forma, apresentaram inconsistência cadastral.
“O propósito do encontro é a gente se fortalecer, trocar a experiência e estabelecer metas para as novas ações no próximo quadrimestre deste ano. Por isso que a gente se reúne com esse colegiado a cada dois meses. É uma forma muito importante de melhorar o atendimento para a população atendida, porque, a partir daqui, a gente estabelece estratégias, une informações e, consequentemente, melhora o nosso trabalho”, explicou.
Representante do município de Itaocara, no Noroeste Fluminense, Milane Ramos, que coordena o Cadastro Único e programa Bolsa Família no município, diz que reuniões entre os municípios trazem diversos benefícios para a população.
“O estado tem 92 municípios. Então, é uma ótima oportunidade para nós, que somos das regiões Norte e Noroeste Fluminense, estarmos juntos e trocando informações pertinentes ao nosso trabalho e que vão beneficiar a população. Itaocara tem 5 mil famílias inseridas no Cadastro Único. Com as experiências trocadas aqui, saberemos a melhor forma de agir com os programas que estão por vir, como o Pé-de-Meia e o Dignidade Menstrual”, disse.
Participaram do encontro os seguintes municípios: Campos, Itaocara, Natividade, Laje do Muriaé, Rio de Janeiro, Varre-Sai, São João da Barra, Carapebus, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Fidélis, Quissamã e Aperibé.
Programas Pé-de-Meia e Dignidade Menstrual
O Pé-de-Meia é um programa do Governo Federal de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Também do Governo Federal, o programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta gratuita de absorventes higiênicos.