Carregando...

EstadoGeralQuissamã

Prefeita de Quissamã participa na Alerj da Procuradoria da Mulher Itinerante

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, participou nesta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados Itinerante que reuniu no plenário mulheres de destaque na política do Rio de Janeiro. O evento vem percorrendo o país para coletar e compartilhar informações para aprimorar as ações em defesa dos direitos das mulheres. Na ocasião, teve apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga regida pela maestrina Priscilla Bonfim e da Orquestra da Polícia Militar.

“A participação nesta iniciativa é fundamental para fortalecer os direitos das mulheres em nossa sociedade. Estou honrada em participar e poder contribuir para esse importante diálogo e espero que nossas ações tragam impactos positivos para todas as mulheres do nosso estado do Rio de Janeiro”, frisou Fátima Pacheco.

Idealizadora da Procuradoria da Mulher Itinerante, a deputada federal Soraya Santos ressalta que, no Brasil, são mais de 5 mil municípios e mais de 700 câmaras.

“O que queremos é que a lei aconteça para as pessoas que estão na ponta, que elas saibam que podem contar com a nossa ajuda”, afirma Soraya.

Para a ministra do Tribunal Superior Eleitoral Edilene Lôbo, mais mulheres ocupando espaços decisórios significa um país mais próspero, com mais oportunidade, mais seguro para todas as pessoas.

“Não reservar recurso e tempo de propaganda para as mulheres nas eleições é fraude, violação da lei e vai custar o mandato de quem se favorecer deste crime. O pacto deve ser de todas as pessoas de boa vontade que compreendem que essa luta compreende o presente. Que o ano de 2024 seja o ano de transformação efetiva da realidade brasileira com mulheres, e também mulheres negras, ocupando as câmaras e prefeituras do Brasil Queremos eleições limpas, sustentáveis, com resultado seguro em 2024. Quanto mais abelha, melhor o mel. Quanto mais mulheres na política, mais democracia”, destacou.

Também participaram da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados Itinerante na Alerj: as deputadas estaduais Carla Machado, Marta Rocha e Tia Ju, as deputadas federais Benedita da Silva e Jandira Feghali, a Procuradora Geral Eleitoral Raquel Branquinho, a advogada e ex-ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri, a Conselheira Renata Gil, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Secretária-Executiva de Políticas para as Mulheres do RJ Heloísa Aguiar, Presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro e Coordenadora Estadual da COEM/ TJRJ (Coordenação da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar) a desembargadora Adriana Ramos de Mello, a Defensoria Pública Estadual Patrícia Cardosos Maciel Tavares, Diretora de Políticas Públicas da Meta Kaliana Kalache e a Diretora da Aliança Empreendedora Mariana Rodrigues.