Carregando...

EstadoGeralRio das Ostras

Educação do Município se destaca em SP

A Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras esteve representada no lançamento do evento “Eureka!”, na cidade de Piracicaba, São Paulo, na última semana. Na ocasião, a educadora e coordenadora da Gerência de Formação Continuada, Thais Portes Brusdzenski, palestrante convidada para a solenidade, apresentou as feiras Eco-Ostras e Fematro – eventos do calendário educacional riostrense que ressaltam os trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos. A palestra mostrou o desenvolvimento e os resultados das feiras, que servem de inspiração para os gestores e professores do interior paulista.

O lançamento da Eureka! – 1ª Feira de Matemática, Ciências e Tecnologia de Piracicaba ressaltou a investigação científica, a criatividade e a inovação entre os alunos. Em Rio das Ostras, os temas possuem relevância na rotina escolar, com a culminância das práticas científicas em eventos como a Eco-Ostras, que chega à 8ª edição em 2024, e a Feira de Matemática de Rio das Ostras – Fematro –, que, em sua estreia em 2023, reuniu dezenas de trabalhos sobre o universo matemático.

Para Thais Portes Brusdzenski, as ações enaltecem os trabalhos elaborados em sala, exploram o potencial dos alunos e buscam soluções para os desafios sociais. “É muito importante trazer o encantamento pela ciência aos alunos, além de incentivar a curiosidade no desenvolvimento e na construção do pensamento científico para que eles tomem gosto pela ciência, para além dos eventos”, destacou.

EVENTOS – Realizando a culminância de diversos projetos promovidos nas unidades escolares e possibilitando novas vivências aos alunos e professores, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer elaborou um cronograma de eventos recheado para 2024.

Dentre as ações previstas para o primeiro semestre, estão o IV Seminário de Alfabetização, a 8ª Feira Eco-Ostras, o Scratch Week e os Encontros Formativos. As atividades se estendem ao longo do segundo semestre com a 9ª Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil, os Jogos Escolares de Rio das Ostras, a Feira Literária das Escolas Municipais de Rio das Ostras – FliRO, a Arte em Foco, a Semana de Ciência e Tecnologia e a II Feira da Matemática.