Lagomar passará por obras de melhoria no sistema de esgotamento sanitário

Lagomar passará por obras de melhoria no sistema de esgotamento sanitário

Prosseguem as obras na estrutura do sistema para coleta e tratamento de esgoto no Lagomar. Considerado o mais populoso de Macaé, o bairro vai passar por intervenções para a implantação de novo trecho de rede, que vai permitir a melhoria do transporte do esgoto coletado até a Estação de Tratamento. Os trabalhos vão acontecer na Avenida Doutor Sérgio Vieira de Mello (antiga Rua W-5), entre as ruas W-18 e Rua W-16. A previsão é de que as equipes iniciem os serviços a partir do dia dois de janeiro de 2024.

Para preservar a segurança de quem transita no local das atividades impactando o mínimo na circulação, está prevista a realização de um bloqueio parcial, com o desvio do trânsito para meia pista. No entanto, será necessária a desativação de uma parte da ciclovia enquanto as equipes estiverem atuando nas obras, que devem seguir até o dia cinco de fevereiro do próximo ano.

Até lá, os condutores devem dar preferência a rotas alternativas e, se precisarem passar pelo trecho de atuação, será necessário cuidado e atenção à sinalização para evitar acidentes.

Vale ressaltar também a importância da colaboração em não estacionar no local indicado nos dias previstos para a realização das atividades. Nos casos de emergências médicas ou de serviços essenciais (Bombeiros, Defesa Civil etc.), a passagem será liberada.

Ligação à rede

As novas obras trarão melhorias ao subsistema Lagomar, que, desde 2019, é operado pela BRK. Após um processo de recuperação das estruturas, a região conta hoje com 59 km de redes coletoras de esgoto e 15 estações elevatórias para o bombeamento do esgoto para a Estação de Tratamento (ETE) Lagomar, que tem capacidade para tratar até 40 litros de esgoto por segundo.

E para garantir o pleno funcionamento do sistema na região dos bairros Lagomar e Engenho da Praia e o esgoto receba o tratamento adequado, é necessário que os proprietários façam a ligação das residências à rede exclusiva, além de preservar a estrutura, não realizando o descarte incorreto de resíduos e materiais, como óleo, restos de comida, fios de cabelo, fios dentais, papel higiênico, cotonetes, lenços umedecidos, absorventes, fraldas, tecidos, sacolas e garrafas plásticas.

“Fazer a ligação corretamente e zelar pelo sistema de esgotamento sanitário evita uma série de ocorrências que geram grandes transtornos. Os bons resultados com relação à coleta e ao tratamento de esgoto é um desafio que depende do esforço de todos”, explica o gerente de Operações, Renato Miranda.

Para acompanhar o avanço das obras no Lagomar e tirar dúvidas sobre ligação dos imóveis e cuidados com a rede, a concessionária disponibiliza os telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023 (Plantão Social), além do e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.