Carregando...

Macaé

Moeda Social garante fomento na economia local

Começou o pagamento da primeira parcela da Macaíba, a Moeda Social de Macaé. A proposta é reduzir a desigualdade, fomentar o comércio local de forma setorizada e ampliar o poder de compra da pessoa em vulnerabilidade social, além de adotar medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico.

Neste primeiro momento, quem atualizou seus dados no Colégio Estadual Matias Neto já pode usar o benefício comprando com apresentação do número do CPF e senha provisória recebida. De acordo com registros, em apenas dois dias da implementação da Moeda Social houve a circulação de mais de 1 milhão de reais no comércio local.

Vale lembrar que o beneficiário só pode gastar sua Macaíba no setor administrativo, que seu bairro cadastrado no CadÚnico pertence. A listagem com os setores administrativos pode ser encontrada na página da moeda social, macae.rj.gov.br/macaiba.

Para quem não confirmou seus dados no Colégio Matias Neto, a previsão é que, em janeiro, seja realizada outra convocação, com a inauguração da primeira agência do Banco Popular de Macaé. Todavia, o primeiro passo é conferir se seu nome está na listagem dessa primeira etapa no site da moeda social. Quem deseja tirar dúvidas, verificar o saldo ou trocar de senha, a recomendação é entrar em contato do suporte da empresa que administra a Macaíba via WhatsApp é: (85) 3269-9617.

A moeda é acumulativa e o valor pode ser utilizado no tempo que o beneficiário desejar, de acordo com a sua necessidade. Por mês, a Macaíba vai representar pouco mais de 6 milhões de reais para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais de 600 estabelecimentos comerciais já estão prontos para receber a moeda social.

A utilização da moeda já está sendo comemorada pelos usuários e proprietários de comércios. Do bairro Sol & Mar, o comerciante Enzo Batista recebeu na noite da última terça-feira (26) o primeiro beneficiário da Macaíba. “Esse programa vai ajudar a fortalecer o comércio e contribuir com o funcionamento de estabelecimentos variados. A moeda Macaíba será um grande incentivo em prol da valorização da população macaense . Esse auxílio vai contribuir com os comerciantes de Macaé, que dependem diariamente de um bom resultado nos seus empreendimentos”, contou.

Também entusiasmado, o beneficiário Diogo Fontes fez questão de registrar o momento. “A Prefeitura está de parabéns com a implementação deste programa. Com certeza esta moeda social vai ajudar muitos que precisam. Fiquei até emocionado em poder usar. Com certeza, a Macaíba será muito proveitosa”, contou.