Carregando...

Macaé

Seminário discute avanços para a Mobilidade Urbana de Macaé

Com a presença de secretários municipais, vereadores, empresários e representantes das forças de segurança, foi aberto o III Seminário de Mobilidade Urbana, nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal. A programação tem a proposta de abordar os temas relacionados ao trânsito e transporte, de forma que a troca de ideias e informações tragam avanços na Mobilidade Urbana do município, diante do atual cenário de desenvolvimento econômico e o aumento do fluxo de veículos.

O III Seminário de Mobilidade Urbana, promovido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, continua nesta quinta-feira (21), a partir das 8h para o credenciamento.

O secretário da Casa Civil, Luiz Fernando Pessanha, representou o prefeito Welberth Rezende no evento.

“Trabalhar com logística não é tão simples assim e a mobilidade urbana é um gargalo em todas as cidades do Brasil. Muitas vezes eu disse aqui na Câmara que o pilar da sociedade passa pela educação. É necessário reeducar nossos condutores”, pontuou o secretário da Casa Civil.

A primeira-dama de Macaé e coordenadora do Pró-Bem, Quelen Rezende participou da abertura do seminário. “Estamos toda hora no trânsito como condutores, pedestres ou ciclistas. Que todos nós possamos sair daqui com muito mais informação, como munícipes temos que fazer a nossa parte”, disse.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Cesinha, destacou a importância da Mobilidade Urbana e das forças de segurança para a economia da cidade.

Também fizeram parte da mesa de abertura o Policial Rodoviário Federal, Douglas de Abreu; o Tenente do Forte Marechal Hermes, Lucas Souza; Tenente Coronel comandante interino do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, Luciano Castilhos; o delegado titular da 123º Delegacia de Polícia, Pedro Emílio e o Policial Federal, Júlio Ribeiro.

Avanços e novidades na Mobilidade Urbana

Além de fazer parte da mesa de abertura, o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, abriu as palestras do dia, destacando a importância do seminário para a troca de ideias e difusão de conhecimentos. Ele mostrou a evolução da secretaria que foi reestruturada, em menos de três anos, com mais de 100 projetos, desde processos simples de pequenas intervenções à revitalização semafórica do município.

“Estamos avançando na sinalização horizontal e vertical; saímos de 40 paraciclos para mais 900 e vamos instalar mais 500; foram feitas intervenções e sinalizações, na Linha Verde próximo ao Hotel Dubai, São Marcos e acesso ao Pecado; fizemos a revitalização em várias ciclofaixas e vamos implantar mais duas, a da Aroeira e a Rota 2 (Glória ao Parque de Tubos); fizemos várias adaptações nas linhas de ônibus e, até abril de 2024, teremos a frota de ônibus renovada em 100%; implantamos 175 abrigos novos de ônibus e até o final do ano estaremos completando a revitalização do parque semafórico da cidade”, explicou Jayme Muniz.

Ele anunciou que além da reforma do Terminal Cehab, que está em andamento, serão feitas obras no Terminal Parque de Tubos e Lagomar. Para o ano que vem, deve ser iniciada a construção do Terminal da Serra. Além disso, ele destacou a importância do monitoramento com câmeras para criar planejamento e políticas públicas para melhorar o trânsito e reduzir os acidentes.

“Também estamos com processos para a implantação das bikes compartilhadas e a construção de novas rotas para melhorar o fluxo do trânsito, na Estrada do Mutum (para não passar pelo São Marcos) e no Bairro da Glória. Estamos com planos também para Macaé entrar numa nova fase no setor de transporte público, com ônibus sustentáveis”, completou, lembrando que esses projetos foram falados em 2021, durante o primeiro seminário, e que estão sendo colocados em prática pelo órgão municipal.

Palestras

Foram também realizadas palestras sobre Diagnósticos de Pontos Críticos de Acidentalidade, com o Policial Rodoviário Federal, Douglas de Abreu; Lesões, Danos e Práticas Inseguras no Trânsito, com o Tenente Cordeiro (9º GBM); e Educar e Transformar, com o diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Macaé, Leandro Aracati.