Carregando...

Macaé

Prefeitura garante Bolsa Escola para 252 alunos do sexto ao nono ano

João Gabriel Vieira, de 11 anos, aluno do Colégio Engenho da Praia, tem como matérias preferidas geografia e matemática e na noite desta quinta-feira (19), durante a entrega de certificados do Bolsa Escola para 252 alunos do sexto ao nono ano, na Cidade Universitária, prosperou em investir parte do valor em cursos de robótica, ramo educacional e tecnológico que ele adora.

“Após ele ser contemplado, ficou entusiasmado para estudar mais e tirar boas notas e quer usar a bolsa para o curso de robótica”, contou a mãe Maria Helena Filho.

O sucesso do programa foi endossado pelo prefeito Welberth Rezende, que entregou os certificados. “Nosso objetivo é estimular o único caminho para o sucesso: o estudo e o trabalho, dentro do talento de cada um. A Prefeitura de Macaé prioriza a educação e o acesso educacional de qualidade”, destacou.

Pai e mãe de Enzo do Nascimento, de 14 anos, Marcelo Araújo e Cristiane do Nascimento, assinalaram que o Bolsa Escola impulsiona o estudo e fortalece o crescimento do jovem como cidadão. Com gosto pela matemática, Enzo já decidiu a carreira que quer seguir: “quero ser programador”, exaltou o aluno da Escola Olga Benário.

O potencial de cada aluno e o reconhecimento que o programa proporciona foram citados pelo pai Igor Paixão Moreira, que levou o filho Gabriel Moreira, de 12 anos, aluno do Colégio Maria Letícia Santos Carvalho e também fã de matemática, para receber o certificado. “Essa é uma iniciativa importante, o incentivo financeiro é bacana, mas a aclamação aos alunos e o estímulo aos estudos é ainda melhor”, opinou o pai.

Artur da Silva Ferreira, de 11 anos, é aluno do Colégio Engenho da Praia. Acompanhado da mãe Valdelia Maria da Silva, Artur garante que estuda matemática com muita veemência. “Me dedico e quero estudar cada vez mais”, frisou o estudante.

Bolsa Escola incentiva estudo dentro e fora da sala de aula

O saber e o conhecimento foram apontados pela secretária de Educação, Leandra Lopes, como resultados do Bolsa Escola. “Por intermédio de vocês vamos incentivar os outros estudantes a se empenharem bastante. A intenção da educação é que o aluno tenha motivação para estudar, por isso desenvolvemos diversos projetos como a lousa virtual”, expressou.

A secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviah Picon, enalteceu que o espaço onde foi realizada a entrega dos certificados é dos alunos e da sociedade: a Cidade Universitária. “Esperamos que em breve vocês estejam aqui conosco ou para o Colégio de Aplicação ou para uma graduação em uma das quatro universidades. A expectativa é ampliar o número de cursos de graduação e aqui vocês têm o espaço para desenvolver pesquisas e ciência”, acrescentou.

A secretária de Educação chamou ao palco os diretores das escolas presentes e homenageou o corpo discente. O prefeito Welberth Rezende, os diretores de escola, a secretária de Educação e o vereador Guto Garcia entregaram os certificados e as medalhas.

Cada aluno recebe R$ 600

O Bolsa Escola abrange os cem melhores alunos por avaliação do programa. A iniciativa evita a evasão escolar e melhora a performance educacional. Estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal com melhores notas recebem o pagamento mensal no valor de R$ 600.

A bolsa por mérito avalia o desempenho de estudantes de todas as turmas e em todas as disciplinas do segmento de ensino. Durante o período de recebimento do Bolsa Escola, o aluno beneficiado dispõe de oito horas semanais para atividades pedagógicas de apoio a alunos com desempenho insatisfatório, de acordo com orientação da equipe gestora e pedagógica da unidade escolar.