Carregando...

CamposEstadoGeral

Prefeito e equipes dos órgãos públicos municipais mantêm ações em Santo Eduardo

O prefeito Wladimir Garotinho e a primeira-dama Tassiana Oliveira retornaram, neste domingo (24), à localidade de Santo Eduardo, região mais afetada pelas chuvas dos últimos dias. O cenário estava mais ameno, comparado a esse sábado (23). A água foi escoada e os moradores se reuniram para a limpeza de suas casas. Visando a diminuição do impacto, equipes dos órgãos públicos do município seguem na região com doações, limpeza das vias e apoio social.

Em frente à Capela de São Sebastião, próximo a um dos trechos mais atingidos, foi montada uma base de concentração para atendimentos e solicitações. A ação é organizada pelas Secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Humano e Social e Saúde. No local, as vítimas apresentam as suas necessidades e as solicitações são direcionadas às secretarias responsáveis.
“A comunidade precisa de todo apoio possível neste momento. A Limpeza Pública está aqui para fazer uma limpeza geral. As equipes de assistência social estão cadastrando as famílias e visitando residência por residência. Praticamente todas as residências, 90% delas, foram atingidas pela água das chuvas e as pessoas perderam tudo. O momento é de solidariedade, de compartilhar amor e, quem puder, fazer doações. Ficaremos aqui a semana inteira, até que tudo se restabeleça de forma normal”, destacou o prefeito Wladimir Garotinho.
Moradora, Cecília Soares da Silva, de 75 anos, contou que a sua residência foi toda invadida pela água. “Hoje a minha casa é lama pura. Televisão, sofá, cama, eletrodomésticos e alimentos foram levados na enchente. Perdi tudo. Conseguimos dormir na escola essa noite, tem sido o nosso apoio, e as ações da Prefeitura estão nos dando todo o suporte e segurança, aliviando um pouco a nossa dor”.
Outra moradora disse que “hoje estamos aqui, sendo amparados pela Prefeitura e pelas doações. Aqui na escola conseguimos abrigo, alimentação e roupas. Quando as chuvas começaram foi um momento muito difícil, porque ficamos tentando salvar as coisas mas não teve jeito e perdemos tudo. A gente via a água subindo dentro de casa, começamos a mudar os pertences de lugar para salvar e quando vimos já estava tudo boiando. Estou fazendo de tudo para conseguir ficar firme, mas está difícil demais”, relatou Lucineia do Nascimento.
Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho reforçou o apoio da Prefeitura e o engajamento das secretarias. “Continuamos com a força-tarefa aqui em Santo Eduardo, com a participação de várias secretarias e secretários. Pedimos para as pessoas que puderem ajudar, que continuem contribuindo com doações de água potável, colchonete e materiais de limpeza – que são muito importantes nesta etapa. A Prefeitura está dando todo o apoio, o prefeito Wladimir está aqui desde ontem (sábado), mas as doações são muito importantes para as vítimas”, frisou o secretário.
Equipes da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Saúde, Obras e Infraestrutura, Governo, Desenvolvimento Humano e Social, Instituto de Trânsito e Transporte (IMTT), Guarda Civil Municipal (GCM), Limpeza Pública e demais órgãos públicos municipais seguirão na localidade nos próximos dias.