Carregando...

Quissamã

Prefeita Fátima Pacheco participa de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com TEA na Alerj

Com objetivo de buscar a garantia para maior investimento em políticas públicas para pessoas com transtorno do espectro autista na região, a prefeita de Quissamã e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Fátima Pacheco, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), instalada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (21), marcando o Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência.

Fátima salientou que poucos municípios da região têm recursos para desenvolver políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, como ter um centro especializado com profissionais qualificados, equipamentos e transporte para a Educação Inclusiva e terapias. Segundo a prefeita, por esse motivo, o diálogo para ampliação de ações nesta área é indispensável.

“Enquanto Cidennf, já tínhamos apresentado essa pauta para o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, a deputada Carla Machado e o diretor de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação, Décio Guimarães, ressaltando o quanto os municípios precisam de financiamentos para implementar ações para atendimento a essa demanda. Temos muitos municípios carentes com situação financeira e orçamentária extremamente precarizada e, por isso, através do Consórcio, estamos articulando várias políticas públicas, junto aos governos e parlamentos estaduais e federais, para reverter essa situação. Contamos com o apoio desta Frente nesse diálogo”, disse Fátima.

Coordenadora da Frente, a deputada Carla Machado destacou que pretende buscar uma rápida aprovação de projetos que tratam do tema na Casa, além de cobrar a aplicação das leis já existentes em prol das pessoas com TEA.

“Estamos abrindo esta Frente em uma data que nasce da necessidade de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância do desenvolvimento no Estado de meios de inclusão das pessoas com deficiência e que traduz o propósito deste colegiado”, afirmou a Deputada.

Educação Inclusiva de Quissamã recebe homenagem

Durante o evento, Fátima foi homenageada pela Deputada Carla Machado, em função do desempenho de Quissamã com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (Centrinho). Os alunos com necessidades educacionais especiais na rede municipal de ensino contam com as mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais. O atendimento especializado oferecido tem a proposta de complementação e suplementação pedagógica da rede regular de ensino.

E com condições plenas para alunos e docentes, com infraestrutura escolar digna e reforço da rede de proteção, a unidade atende mais de 160 crianças, com necessidades especiais leves, moderadas e graves, que contam com atividades como caminho sensorial, horta terapêutica, musicoterapia, terapia ocupacional, psicomotricidade, entre outros. No total, são mais de 50 profissionais envolvidos, além de transporte escolar adaptado para os estudantes e outros equipamentos especializados como o Espaço de Apoio Pedagógico (EAP) e o Núcleo de Assistência ao Educando (NAE).

Também estiveram no evento o vereador Aílson Barreto; a secretária Municipal de Educação, Helena Lima; a secretária de Saúde, Milena Viana; além de representantes da equipe Municipal da Educação Inclusiva.