Carregando...

EstadoGeralOpinião

Pezão sobre crise no Estado: “Disputa política é o sofrimento da população”

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), em artigo publicado no fim de semana na imprensa da capital, fez uma avaliação do atual momento de crise – grave- que atravessa o Estado. De acordo com ele, o Rio “decidiu enfrentar responsavelmente as dificuldades”, numa alusão ao plano de resgate costurado junto ao Governo Federal e que vai resultar na liberação de R$ 63 bilhões aos cofres estaduais.

No entanto, Pezão disse que é preciso fazer uma autocrítica. “A primeira é que a gestão pública no tempo das vacas gordas deve sempre levar em conta a possibilidade de vacas magras”, afirmou. Ainda segundo o governador, “as diferenças políticas são saudáveis na democracia, mas quando o povo sofre por causa da guerra entre políticos, alguma coisa está errada”.

Na lista de lições que Pezão elencou no artigo, o governador ainda frisou que em tempos de crises como a que o Estado atravessa, “não há como resolver o problema se cada um pensa apenas em si”. O peemedebista disse ainda que, por bem ou por mal, a política acaba se submetendo a aritmética. “Se falta dinheiro, ou cortam-se as despesas ou aumentam-se as receitas. Ou ambas, que foi a saída decidida para o Rio”, explicou.

Pezão termina a publicação ressaltando que “políticos são eleitos para enfrentar desafios, nunca para fugir deles”. O governador, em tom de comemoração, destacou que sua posição é de capitão do barco e que sua missão era levar o Rio até “terra firme”. Segundo ele, a missão foi cumprida.