Carregando...

Rio de Janeiro

Nos Estados Unidos, governador fala sobre a representatividade do Estado do Rio de Janeiro no crescimento do Brasil

Durante o Fórum Lide Brazil, em Washington, nos Estados Unidos, o governador Cláudio Castro destacou a representatividade do Estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento da economia brasileira. Segunda maior economia do país, o Rio reassumiu o papel de polo de atração de negócios. As políticas públicas desenvolvidas pelo governo estadual para garantir o crescimento socioeconômico fluminense, que contribuem para o fortalecimento do Brasil, foram apresentadas, nesta sexta-feira (01/09), no painel “As oportunidades de financiamentos para infraestrutura e serviços públicos no estados e municípios”, que reuniu mais de 200 governantes e empresários brasileiros e americanos.

– Não tenho dúvidas de que o Rio de Janeiro desempenha total importância no cenário nacional. Atualmente, estamos na segunda posição de exportações e ocupamos o terceiro lugar em importações. Somos o principal produtor de petróleo (83%) e de gás (70%), e estamos na liderança da indústria siderúrgica, respondendo por mais de 30% do volume nacional. O estado recuperou a credibilidade internacional, e a sua competitividade segue em ritmo crescente – disse o governador.

Castro também falou sobre as perspectivas econômicas para os próximos anos. Atualmente, o Estado do Rio tem mais de 1,7 milhão de empresas ativas e uma carteira de investimentos públicos e privados no valor de R$ 100 bilhões. Apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 34 mil empreendimentos foram abertos. O estado está ainda em segundo lugar no ranking nacional de geração de empregos formais.

– O Rio de Janeiro tem as suas potencialidades, mas acredito que todos os estados, com suas especificidades, tenham papel fundamental no crescimento do Brasil. Temos todas as riquezas no nosso país: petróleo, gás, minério, por exemplo – ressaltou Cláudio Castro.

Economia sustentável

No Rio, o ecossistema de inovação de energia é o mais novo setor estratégico e fundamental para o avanço do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. O estado é hoje um hub energético (eólica, solar e hidrogênio verde) e tem vocação para se tornar um grande polo gerador de energia, e referência na transição energética para uma matriz mais diversificada e limpa. Além de melhorar a qualidade do ar, a área fomenta o ambiente de negócios e a geração de empregos.

Também participaram do fórum os secretários de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, e de Governo, Bernardo Rossi.