Carregando...

Maricá

Maricá finaliza entrega de 2.070 certificados do Passaporte Universitário

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, realizou, nesta quinta-feira (29/02), a segunda cerimônia de entrega de bolsas para diversas graduações aos contemplados pelo Programa Passaporte Universitário. A solenidade, que aconteceu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, reuniu mais de mil pessoas com as letras iniciais de ‘L a Z’ e entregou 70 bolsas especialmente para o curso de Medicina no mesmo local. Ao todo, o programa entregou em dois dias 2070 bolsas aos maricaenses.

“Hoje estamos vendo a presença da juventude nesse ciclo do passaporte e isso significa, para nós, a realização de algo que foi pensado no início, era preciso dominar o imaginário social com os meninos e meninas, crianças que percorriam a escola pública de Maricá, as escolas privadas de Maricá com a perspectiva de que a universidade não seria um lugar impossível, ao contrário, a universidade tornou-se um lugar possível na própria cidade de Maricá. Essa é a essência do passaporte universitário. São jovens que tem a tarefa de construir um mundo. Viva o Passaporte e viva os novos universitários!”, disse o prefeito Fabiano Horta.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, se emocionou novamente e mencionou a importância do programa na vida dos maricaenses. “Hoje é um dia muito especial, um dia de entrega. Um dia de realizar sonhos e entrar para a tão sonhada graduação. A juventude de Maricá aprendeu que é possível terminar o ensino médio e entrar para a faculdade. Aqui a faculdade está se tornando um sonho rotineiro na vida dos nossos maricaenses”, expôs.

Os novos bolsistas estão classificados para 28 diferentes cursos, como Administração, Direito, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária.

Para Nayara Oliveira, de 18 anos, moradora de Itaipuaçu, o passaporte tornou possível a realização do sonho de ser a primeira pessoa a cursar o terceiro grau em sua família.

“Sou a primeira da minha família a conseguir entrar na faculdade, então o meu coração está cheio de alegria. A minha família também está super feliz. E é isso, estou transbordando de felicidade”, comentou a nova estudante de psicologia.

Polyana Soares, de 20 anos, passou para o curso de Odontologia. “A prova foi muito difícil, porque na primeira avaliação não enviaram intérprete de libra e eu tive que entrar no recurso. Diante disso, fiz uma segunda prova com intérprete de libra e consegui passar. Estou muito feliz, emocionada e bem confiante com os próximos passos na faculdade”, disse a moradora do Bananal.

Passaporte Universitário

O Passaporte é um programa de concessão gratuita de bolsas de estudos e qualificação para as modalidades de cursos livres, de extensão, técnicos, graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Até o momento, 8.499 bolsas de graduação e pós-graduação foram distribuídas desde o ano de 2019, quando teve início o Programa Passaporte Universitário.

Na lista de cursos de pós-graduação estão: engenharia, gestão estratégica de negócios, administração hospitalar, entre outras especializações. Em contrapartida, as universidades credenciadas se comprometem a criar, em até cinco anos, unidades de ensino universitário na cidade. Já dentre os cursos de graduação ofertados pelo programa na Universidade Estácio de Sá, UniLaSalle, Universidade Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estão Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Farmácia, Fisioterapia, entre outros.