Carregando...

Macaé

Macaé sedia seminário regional sobre Educação Inclusiva e o sistema de justiça

Teve início nesta quarta-feira (13), na Cidade Universitária, o seminário regional “Sistema de Justiça e Educação Inclusiva – Desafios e Perspectivas”. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento que segue nesta quinta-feira (14), conta com a participação do Ministério Público, Defensoria Pública, gestores e educadores. O objetivo é colaborar para a construção de políticas públicas que aprimorem a inclusão dentro do contexto educacional.

A necessidade da discussão de maneira regional foi destacada pela Secretária de Educação de Macaé, Leandra Lopes. “Muitas questões de Macaé também são percebidas por outros municípios. Ficamos muito felizes com a participação de órgãos integrantes do sistema judiciário para esse momento de diálogo, porque só assim vamos conseguir atuar com qualidade e equidade. Esse seminário também tem esse propósito de reforçar a tônica de que não sabemos fazer sozinhos e que precisamos, todos, de maneira intersetorial fazer com que a garantia de direitos seja feita com igualdade e segurança”, frisou.

A primeira composição da mesa do encontro foi composta por Secretários de Educação das cidades de Quissamã, Helena Costa; de Casimiro de Abreu, Gracenir Alves de Oliveira; de Carapebus, Ivanete Fernandes; de Conceição de Macabu, Tawanne Neves Couto; e de Rio das Ostras, Maurício Henrique Santana, que pontuou a importância do seminário.

“É um prazer estarmos juntos para tratar dessa temática. Precisamos sim discutir de forma regional e fortalecer essa parceria entre os municípios. Todos nós conhecemos bem os desafios da prática da educação inclusiva e, através da integração, trabalho em conjunto e do conhecimento técnico, conseguiremos avançar”, ressaltou Maurício.

No segundo momento do encontro foi a vez dos representantes do sistema judiciário comporem a mesa com Bruno Cavaco, Lucas Bernardes e Fabrício Bastos, do Ministério Público e as defensoras públicas Marina Lopes e Maísa Sampaio.

“Este é um momento marcante para a região. Esta é uma grande oportunidade de refletir em conjunto algumas perspectivas entre a educação inclusiva e o sistema de justiça. São questões complexas e intersetoriais, com respostas que são construídas com contribuições transversais, dos gestores, dos conselhos, da Defensoria, do Ministério Público, enfim, todos imbuídos em encontrar soluções para que a política pública de educação inclusiva seja cada vez mais eficaz”, declarou o promotor de justiça, Bruno Cavaco.

A programação segue nesta quinta-feira (14), com palestras a partir das 9h. O cronograma completo está disponível em macae.rj.gov.br.