Carregando...

Macaé

Macaé participa do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura

O aprimoramento das políticas públicas está sendo o foco da discussão durante o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura. A programação, realizada no Teatro Universitário em Vila Velha – ES, começou nesta segunda (14) com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes e palestra de abertura da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Macaé participa do evento cuja importância está sendo destacada pelo secretário de Cultura, Leandro Mussi.

“À medida que essas influentes personalidades se reúnem, a expectativa é que suas contribuições reforcem ainda mais o potencial da cultura como um catalisador de crescimento, expressão e identidade nacional”, ressaltou Leandro que com a equipe da Cultura – formada por Débora Dias, Priscila de Azeredo e Ruben Pereira (um dos conselheiros da vertente Patrimônio) – seguirá nesta terça-feira (15) participando da programação com palestras, minicursos e encontros temáticos.

Dando início ao primeiro dia do Encontro, a ministra da Cultura pontuou a fase vivida pelo órgão dentro de uma perspectiva de unidade entre os setores. “Para mim é uma grande alegria estar participando dessa mobilização fantástica de secretários. Quero agradecer o esforço de cada um para estar aqui e fazer parte desse grande encontro. Esses gestores e gestoras estão mostrando o compromisso com aquilo que se propõem (…) ao dialogarmos, todos sairemos mais fortes e mais sábios”, afirmou Margareth Menezes.

“Garantia dos Direitos Culturais no atual contexto brasileiro” foi o tema abordado pela ministra Cármen Lúcia. “Todos nós brasileiros temos direito ao exercício dos direitos culturais como fundamentais. Para mim, a cultura é a tradução da alma de um povo, e nós temos uma alma riquíssima e plural”, apontou durante a sua fala que reforçou ainda a defesa da Constituição.

I Encontro Nacional de Gestores da Cultura – Com o tema “Cultura: uma estratégia para o Brasil”, o evento destaca a relevância da transversalidade da Cultura para instigar abordagens criativas que provoquem o despertar e a proposição de soluções inventivas para os atuais desafios do país.

O evento reúne cerca de mil inscritos de todo o país e 70 entidades envolvidas. A programação pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube: @canalforumdecultura.