Carregando...

EstadoGeralpoliticaRegiãoRio de Janeiro

Governo do Estado abre consulta pública para definir diretrizes estratégicas para transição energética no RJ

O governo do estado, através da Secretaria de Energia e Economia do Mar (Seenemar), abriu consulta pública nesta quinta-feira, 04/01, sobre a agenda que define as diretrizes estratégicas da transição energética no Rio de Janeiro. Esse é o primeiro passo para a elaboração da Política Estadual de Transição Energética. O prazo para o recebimento de contribuições termina em 04/03/2024.

 

— Estamos falando de mais uma ação pioneira do Estado do Rio de Janeiro. Seremos o primeiro estado a definir sua política de transição energética, a eleger as estratégias que guiarão de forma coordenada as ações relacionadas à transição energética. Essa estruturação é imprescindível para a definição de prioridades e ratifica nosso compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável. Nossa iniciativa é a primeira a abrir a discussão para o público, incentivando a participação da sociedade – destaca o secretário de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal.

 

O Estado do Rio de Janeiro já conta com várias ações e programas com a temática da transição energética, como a política estadual de mudanças climáticas, o grupo de trabalho de eólica offshore e o Programa Corredores Sustentáveis, estes dois últimos coordenados pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar. A formulação de uma política estadual de transição energética permite organizar e facilitar a convergência dos objetivos e mecanismos já existentes, que trabalham impulsionando o desenvolvimento de matrizes de energia limpas e renováveis.

 

— O desenvolvimento de estratégias, planos de ação e políticas públicas em prol da transição energética passa necessariamente pela discussão de formas de atuação e tipos de instrumentos a serem implementados, visando esse objetivo – afirma Hugo Leal.

 

Segundo o secretário, é fundamental a participação da sociedade (empresas, entidades de classe, organizações da sociedade civil, municípios, etc.) na definição dessas diretrizes estratégicas. Ele ressalta que a opinião de todos os setores contribui para que o Estado do Rio de Janeiro tenha uma política de transição energética sustentável, justa, inclusiva e participativa.

 

Para colaborar com a elaboração do documento que norteará todas as ações relacionadas à transição energética do Estado do Rio de Janeiro nos próximos anos, acesse o site e participe através do e-mail: transicao.energetica@seenemar.rj.gov.br.