Carregando...

Rio de Janeiro

Em busca de parcerias para impulsionar o potencial energético fluminense, governador se reúne com diretores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Para discutir soluções eficientes e impulsionar o potencial energético do Estado do Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro se reuniu, nesta quarta-feira (30/08), com diretores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), considerada uma das melhores instituições do mundo na área. O aperfeiçoamento e a criação de novos projetos que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, garantam a segurança energética e ajudem no crescimento econômico fluminense foram o tema da conversa.

O Governo do Estado está desenvolvendo programas e ações para tornar o Rio de Janeiro referência na transição energética. Hoje, a matriz fluminense está dividida em Térmica (62,6%), Nuclear (17,8%), Hidrelétrica (11,6%), Solar (7,7%) e Eólica (0,2%). O estado também é o maior produtor nacional de gás natural (70%) e de petróleo (85%), além de se destacar no Brasil na geração de biogás (197 milhões de m3/ano) e de biometano (28,6 milhões de m3/ano).

– Tenho viajado aqui, para os Estados Unidos, e para a Europa em busca de parcerias para tratar de fontes alternativas de energia e elaboração de projetos de eficiência energética. Temos importantes matrizes em desenvolvimento, como a solar. São 97,4 mil conexões operacionais de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos, com R$ 4,4 bilhões investidos. O Rio conta também com o maior investimento privado da América Latina: o Porto do Açu, que já possui projetos em hidrogênio verde, e é considerado como porta de entrada para os investimentos no país – explicou o governador.

Durante o encontro com o diretor do MIT Energy Initiative, Robert Stoner, e o diretor-executivo do Future Energy Systems Center, Randall Field, foram apresentadas metodologias que podem ser compartilhadas com o governo estadual. A meta é que alguns dos 90 programas da universidade norte-americana possam contribuir para o desenvolvimento urbano do Rio.

– Podemos aprender uns com os outros. Os projetos que foram apresentados pelo Governo do Rio nos impressionaram. Há grandes oportunidades no setor energético, o que é fundamental para o crescimento econômico. Nós, do MIT, ajudamos companhias e órgãos públicos a enfrentarem os desafios do setor, com foco em transporte e indústrias, e teremos o prazer de trocar informações com o Governo do Rio – disse Stoner.

O secretário de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, destacou o protagonismo do Rio, no Brasil, na geração de energia nuclear. Juntas, as usinas de Angra 1 e 2 possuem potência instalada de 1,9 GW. Em breve, será instalada Angra 3, que terá 1,4 GW e previsão para início de operação no segundo semestre de 2029.

– Tudo que discutimos na reunião com os diretores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts vai de encontro com as nossas metas e ideias. Acho que, no futuro, podemos ampliar o diálogo com o MIT, que já recebeu o Prêmio Nobel e tem um dos melhores programas de inovação do mundo energético – ressaltou.


 
Os secretários de Governo, Bernardo Rossi, e do Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, e o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques, além da deputada Laura Carneiro, também participaram da reunião.