Carregando...

Rio de Janeiro

Classificação de longo prazo do Rio sobe para ‘AAA’ e atinge maior nota da agência Fitch

O Estado do Rio de Janeiro passou de “AA” para “AAA” na classificação de longo prazo da Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo. A mudança se deve a uma recalibragem dos critérios da própria agência, que alterou a nota da União e, por consequência, as de alguns estados, caso do Rio de Janeiro.

O índice “AAA” é o mais alto da classificação de longo prazo, relativo às dívidas com prazos superiores a 12 meses. No início de agosto, a Fitch havia elevado a classificação de risco do Rio de “BB-, com perspectiva estável” para “BB, com perspectiva estável” em seu ranking anual. Não houve alteração nesse indicador.

– O Rio de Janeiro passa por um momento de reestruturação e, como exemplo, está o compromisso do nosso governo na gestão das finanças públicas. A nova classificação do Estado nos mostra que estamos no caminho certo – destaca o governador Cláudio Castro.

A melhoria da pontuação do Rio na comparação com o ano anterior é mais um resultado do trabalho de gestão responsável das contas públicas que o estado vem realizando. Um dos pontos destacados pela Fitch é o novo Regime de Recuperação Fiscal, que permite o pagamento da dívida com o Governo Federal e, ao mesmo tempo, a manutenção dos serviços públicos e o pagamento em dia dos salários dos servidores.

As notas de classificação de risco de crédito refletem a capacidade do estado em honrar com os compromissos assumidos, servindo de referência quanto ao nível de risco envolvido em investimentos. Quanto mais elevado o resultado, melhor é a percepção do mercado quanto à saúde financeira do ente federativo e sua capacidade de pagamento da dívida.