Carregando...

EstadoGeralMacaé

Diretor da ANP prevê incremento de R$ 70 bilhões em royalties na BC. Saiba de que maneira…

Depois da Alerj, na segunda-feira, 18, foi a vez da Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) promover, ontem, 19, no auditório da Firjan, o seminário “Incentivo a investimentos em campos maduros”. Em pauta, e mais uma vez com a presença do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB), alternativas para o aumento de produção em campos cuja produção já se encontra na fase de declínio.

Diretor-geral da ANP, Décio Oddone apontou que a média de recuperação dos campos maduros no país é de 24%, enquanto no resto do mundo é de 35%. “Se conseguirmos aumentar para 30% o fator de recuperação da Bacia de Campos, vamos ter R$ 70 bilhões a mais em royalties”, enfatizou o executivo sobre as perspectivas para os próximos anos.

Oddone aproveitou o encontro para relacionar as medidas que estão sendo tomadas para destravar o setor de petróleo e gás. Uma das principais apostas são as rodadas de licitações previstas para os próximos anos que vão gerar resultados em médio e longo prazos.

“Por isso, estão sendo adotadas ações para destravar investimentos a curto prazo, como a proposta de resolução da ANP para a redução da alíquota de royalties sobre a produção incremental, estimulando a extensão da vida útil e maximizando o fator de recuperação dos campos”, frisou.

Dr. Aluízio participou de ambos os eventos esta semana no Rio

Em meio a pior crise econômica do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro, Macaé vem buscando fazer o dever de casa. Desde a Feira Brasil Offshore, em junho, o Governo Municipal iniciou uma campanha para investimentos na Bacia de Campos, sob o slogan #baciadecamposéprecisoinvestir.

Na sequência, passou a massificar o #menosroyalties,maisempregos, que provocou polêmica com prefeitos que integram a Ompetro, mas ganhou força com a publicação da Resolução número 17, prevendo a redução de royalties sobre a produção incremental, em nome de mais investimentos.