Carregando...

Câmara

Cultura, Saúde e assistência às PcD em debate no Legislativo

Dez requerimentos e indicações ao Executivo foram aprovadas na sessão ordinária desta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Macaé. Trata-se de pedidos de limpeza pública, instalação de assentos, quebra-molas,reconhecimento para a cultura, reforço na saúde e auxílio às Pessoas com Deficiência (PcD).

A solicitação de um auxílio financeiro para o responsável legal de PcD foi feita pelo vereador Amaro Luiz (PRTB). Para ele, muitas famílias necessitam de apoio para garantir o tratamento, as terapias e condições de inserção do seu dependente na sociedade. “O requerimento se justifica devido à dificuldade do Estado de dar assistência adequada, já que são frequentes as reclamações de falta de vagas ou de especialistas no SUS que podem melhorar a qualidade de vida dessa população”.

Outra proposta aprovada foi a de criação de um programa de residência em enfermagem, voltado para saúde familiar. A autora foi Iza Vicente (Rede), que defendeu a medida como forma de melhorar a cobertura da atenção básica na saúde e assistência à população. “Já temos residência para o curso de medicina em Macaé, mas o recém-formado em enfermagem não tem a mesma possibilidade de colocar em prática o que aprendeu”. A vereadora lembrou que o município do Rio e a Fiocruz dispõem do programa.

Grande Expediente

Também a pedido de Amaro, o Grande Expediente da sessão de quarta-feira, 8 de novembro, será destinado à entidade cultural Rinha das Artes. O objetivo, conforme explicou, é prestar uma homenagem ao histórico local de resistência da cultura macaense, na semana do Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro. “Além de mostrar a relevância do espaço, queremos que o público conheça as suas ações e participe”, declarou o parlamentar.