Carregando...

Nova Friburgo

Câmara de Nova Friburgo é líder em transparência na Região Serrana do Rio

A Câmara de Nova Friburgo conquistou o 1º lugar na Região Serrana e o 8º no estado do Rio de Janeiro no ranking Radar de Transparência Pública, superando a média nacional e igualando a estadual. Entre as Câmaras de todo o Estado, foi a terceira colocada, atrás apenas da capital e de Quatis. O resultado foi divulgado pela Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e contempla avaliações dos poderes executivo e legislativo.

A Câmara obteve um percentual de 82,31%, alcançando mais de 90% dos itens considerados essenciais no ranking. A variação do índice subiu 3.82% em relação a 2022, atingindo o nível Elevado em transparência. No comparativo entre as Câmaras da Região Serrana, a diferença em relação à segunda colocada, que obteve 65,8%, é bastante significativa.

A Casa Legislativa friburguense alcançou os 100% de itens atendidos nos quesitos Convênios e Transferências, Despesa, Diárias e Informações Prioritárias, e somou mais de 90% em variáveis como Licitações e Informações Institucionais. Outros destaques foram os 80% alcançados em Acessibilidade.

O resultado positivo obtido em 2022, motivou a Câmara Municipal a buscar um ranking ainda mais concorrido, abrangente em relação a critérios avaliativos e exigente. Desta forma, o presidente Max Bill deliberou a formação de uma comissão, com servidores da Casa, para buscar atender ao máximo de critérios exigidos pelos órgãos fiscalizadores. O aumento da avaliação positiva, tanto interna quando na comparação com as demais instituições participantes, mostra que o direcionamento do trabalho é feito de maneira correta, prezando pela transparência em todos os atos administrativos e legislativos.