Carregando...

Cabo Frio

Cabo Frio está entre as cidades que mais criaram postos de trabalhos formais no Leste Fluminense

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está entre as que mais criaram postos de trabalhos formais no Leste Fluminense, nos primeiros seis meses de 2023. É o que aponta um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

De acordo com a Firjan, as cidades localizadas nessa área do estado tiveram saldo positivo na criação de empregos formais no mês de junho. A região registrou 3,9 mil novos postos de trabalho, o que representa 38% do saldo do primeiro semestre.

No acumulado, isso significa um pouco mais de 10,3 mil oportunidades ao longo do primeiro semestre deste ano. Segundo os dados da Firjan, cidade de Niterói está no topo da lista, sendo a que mais gerou empregos no período, com 651 novas ocupações, seguida de Cabo Frio, com 642 vagas.

Na avaliação por setores, destacaram-se:

  • Serviços: com 1,6 mil vagas
  • Indústria e Construção: com 1,3 mil oportunidades
  • Comércio: com mil postos

Esse é o primeiro mês no ano que os resultados positivos se espelham para todos os 16 municípios divididos entre as regiões dos Lagos e Metropolitana.

Para o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin, a mão de obra qualificada é um diferencial dessas cidades:

Os bons resultados dos setores de Serviço, Indústria e Comércio impactaram positivamente na região, que tem grande potencial para continuar crescendo e oferecendo boas oportunidades para a população. Além de áreas de grande relevância temos mão de obra qualificada.

Ainda segundo a Firjan, o município de Cabo Frio também está na quarta posição entre as que mais criaram postos em todo o estado. Os dados têm como base os últimos resultados apresentados pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Em junho, o Leste Fluminense registrou a maior criação de postos de trabalho desde agosto do ano passado, destacou Camila Rocha, analista de estudos econômicos da Firjan:

De fato, neste mês [junho], os setores de Serviços, Indústria e Comércio apresentaram seus melhores desempenhos no ano. As atividades ligadas à Construção Civil e à cadeia de petróleo têm se destacado.

Entre as ocupações que mais tiveram ofertas de empregos pelo Leste Fluminense ao longo de todo o semestre estão:

  • Ajudantes de obras civis
  • Especialistas em promoção de produtos e vendas
  • Cozinheiros
  • Professores de nível médio na educação infantil
  • Recepcionistas
  • Agentes da saúde e do meio ambiente, entre outros

Conforme divulgado pela Firjan, o saldo regional seguiu o resultado positivo obtido no estado, que registrou a criação de 13.490 empregos em junho. Com isso, o Rio acumula 74.387 novos postos de trabalho formais no primeiro semestre de 2023.

A análise feita pela federação mostra ainda a ocupação das vagas a partir do nível de escolaridade:

  • Quase 80%, foram para trabalhadores com Ensino Médio
  • Os trabalhadores com nível superior ocuparam 12,3%
  • Já 9,4% foram para os colaboradores com Ensino Fundamental completo