Até o dia 27 de junho, estudantes da UFRJ que integram a equipe Minerva Rockets e Sats e alunos do Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro participam da maior competição de foguetes e satélites do mundo. As equipes, que contam com o apoio da Faperj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, já estão no estado do Novo México, nos Estados Unidos e se somam aos mais de 1.700 alunos e professores, oriundos de 24 países, que vão disputar na Spaceport America Cup.
O Grupo Estudantil de Pesquisas Aeroespaciais da UFRJ já foi contemplado em dois editais de Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional da Faperj, nos anos de 2019 e 2022.
O Minerva Rockets (foguetes) e Sats (satélites) contam com 63 alunos de 29 cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ. A coordenação fica a cargo do professor Otto Corrêa Rotunno Filho, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, que destaca a importância do apoio da Faperj para o desenvolvimento dos projetos.
– O suporte financeiro da Faperj possibilitou a compra de novos equipamentos e materiais para os laboratórios, permitindo o desenvolvimento de um foguete de sondagem atmosférica e os nanossatélites com tecnologias de sensoriamento remoto e experimentos astrobiológicos, sendo eles inovadores no Estado do Rio de Janeiro”, conta Otto Filho.
Já o Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro, da Uerj, que tem coordenação do professor Gil Pinheiro, contou com o apoio da Faperj no mesmo edital, no ano de 2019.
– O edital é um investimento no crescimento científico e tecnológico presente no meio acadêmico, carregando oportunidades para profissionalização de estudantes contemplados que, futuramente, serão os protagonistas para atuar e impulsionar o crescimento do setor Aeroespacial no Rio de Janeiro e no Brasil”, acrescenta o professor.