A realização de pesquisas e o financiamento de projetos que auxiliem a execução de práticas sustentáveis, integrando programas de proteção ao ecossistema nas análises de viabilidade de instalação de novos empreendimentos mapeados por municípios das regiões Norte e Noroeste, foram debatidas nesta quinta-feira (10) entre a prefeitura de Macaé e o Governo do Estado.
A pauta foi debatida no encontro entre o secretário Municipal do Ambiente, Juninho Luna, junto ao vice-governador e secretário Estadual do Ambiente, Thiago Pampolha. A reunião, realizada no Rio, também contou com a participação da prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e do prefeito de Italva, Leonardo Rangel.
“A proteção ao meio ambiente é uma prioridade comum entre as cidades da nossa região que reconhecem na Secretaria Estadual do Ambiente a referência para realizar novos programas e financiar projetos capazes de promover sustentabilidade diante deste novo ciclo de desenvolvimento. E Thiago tem sido um grande aliado de Macaé e demais municípios do interior na execução de políticas públicas eficientes e responsáveis”, analisou Juninho.
A sustentabilidade também representa uma das câmaras temáticas debatidas pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidenff), que integra Macaé, Quissamã e Italva, além de outras 14 cidades.