Nesta quarta-feira, 14, data em que Claudio Moacyr de Azevedo, um dos politicos macaenses mais importantes e respeitados da história, comemoraria 86 anos de vida, foi reinaugurado e reaberto à população o Centro Cultural do Legislativo. A reforma resgata um dos patrimônios mais valiosos de Macaé sob diversos pontos de vista.
Fechado desde janeiro, o prédio passou por uma minuciosa obra de restauração – apontada como a maior reforma em quase 200 anos. Além do aspecto arquitetônico e histórico, o edifício passa a contar com elevador, biblioteca, exposições e cursos profissionalizantes e de capacitação aos servidores, além de ampliar a parceria com a Alerj e Escola de Contas e Gestão, do TCE.
A solenidade de reinauguração – que teve apresentação de dança, decoração natalina e Papai Noel – foi comandada pelo presidente da Câmara, Cesinha (Pros), que demonstrou fortalecimento político ao reunir no mesmo espaço, além dos atuais parlamentares, ex-vereadores, o prefeito, Welberth (Cidadania), secretários municipais, o deputado estadual, Chico Machado (Solidariedade) e o ex-prefeito Riverton Mussi (PDT).
“É um privilégio fazer parte de um momento muito especial como esse. Foram meses de muito trabalho para que hoje fosse possível abrir novamente as portas do Centro Cultural do Legislativo. Que esse espaço seja para consolidar o resgate da nossa história política, além de uma Casa de conhecimento e de qualificação para os servidores”, definiu Cesinha.
Em 2023, segundo fontes do Blog, a primeira sessão do ano será realizada no histórico plenário do Palácio Claudio Moacyr de Azevedo.