Carregando...

Estado

Macaé e Campos fecham o semestre entre os cinco maiores contratantes do Estado, revela análise da Firjan

Com saldo de quase 8 mil vagas, Macaé e Campos fecharam o primeiro semestre de 2022 entre as cinco cidades do Estado que mais abriram vagas (respectivamente em terceiro e quinto lugar). Os dados são da plataforma Retratos Regionais da Firjan (www.firjan.com.br/retratosregionais). Considerando todo o Norte Fluminense, o setor de Indústria e Construção (+4.760) foi o que mais contratou, seguido de Serviços (+3.334).

“Os dados mostram a importância de nossas principais vocações, e refletem um crescimento com relação ao mesmo período do ano passado. Mostra também o reflexo das obras de infraestrutura e de energia que já começam a acontecer em nossa região, de modo que nos dá boas perspectivas para o restante do ano”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Para se ter uma ideia, de janeiro a junho, Macaé registrou 4.091 novas vagas (18% a mais do que no mesmo período do ano passado), enquanto Campos, 3.796 (aumento de 7%). Em Macaé, o setor de Indústria e Construção foi o que mais contratou (+2.340), enquanto em Campos foi Serviços (+1.685), mas bem próximo de Indústria e Construção (+1.537).

Em Macaé, a atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural foi a que mais abriu postos de trabalho (+697), enquanto em Campos foi o cultivo de cana-de-açúcar (+639). São João da Barra foi o terceiro maior contratante da região (+1.174), principalmente por conta da Indústria e Construção (+859).

A atividade que mais gerou vagas foi a de obras para geração e distribuição de energia elétrica e telecomunicações (+487), e uma das hipóteses é de que seja por conta da construção da nova termelétrica GNA II no Porto do Açu.