Carregando...

Rio das Ostras

Rio das Ostras: em plena pandemia, Zona Especial de Negócios tem melhor resultado dos últimos quatro anos

Dados do Governo revelaram que o Distrito Industrial Municipal Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras teve, em 202, o melhor resultado desde 2017. A ZEN registrou um aumento de mais de 23% na oferta de novas vagas de emprego e a arrecadação do ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – também cresceu cerca de 46%.

“Começamos a ‘arrumar a casa’ e atraímos novas empresas para ocupar áreas improdutivas”, explicou a a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira. Ainda de acordo com ela, a ZEN voltou a funcionar dentro da filosofia de sua criação. “Ser alavancadora da nossa economia com a geração de emprego e renda e uma receita que possa nos livrar da dependência dos royalties de petróleo”, resumiu.

Até o final do ano passado, duas novas empresas já estavam se instalando na ZEN. Com isso, só a arrecadação do ISSQN injetou mais de R$16,5 milhões na economia do Município de 2019 para 2020. Neste mesmo período, foram criadas mais de 710 novas vagas de emprego – e 35% delas acabaram ocupadas por moradores de Rio das Ostras.

A meta do Governo para 2021 é dobrar estes resultados. E as perspectivas são boas. Só em janeiro, três empresas já estabelecidas na ZEN assinaram a ampliação de áreas e outras seis firmaram o Termo de Concessão de Direito Real de Uso para começar a funcionar em até 24 meses.