Na véspera da comemoração do Dia do Trabalhador, a Câmara Municipal de Macaé voltou a discutir pautas voltadas para a valorização dos servidores municipais. Na sessão desta quarta-feira (30), foram realizados pedidos de intervenção e melhorias na saúde e na educação. O objetivo é valorizar os trabalhadores, diminuindo as dificuldades enfrentadas por eles diariamente.
A principal autora dos requerimentos foi a vereadora Leandra Lopes (PT). Em seu discurso, a parlamentar se mostrou a favor da valorização dos trabalhadores a começar pelos servidores municipais. Leandra teve aprovado o Requerimento 160/2025, que solicita a criação de um protocolo on-line para a entrega de atestados médicos pelos servidores municipais.
“São muitas as reclamações de profissionais que não conseguem protocolar a sua justificativa de ausência ao trabalho, de forma presencial, justamente por estarem doentes”, disse Leandra.
Em outro requerimento, ela pediu a criação de uma linha de crédito para os servidores para que esses possam adquirir casas e veículos com mais facilidade. A sugestão seria utilizar recursos da Macaeprev na modalidade de consignado (Requerimento 158/2025). Ela ainda teve aprovada uma moção de aplauso ao diretor e professor Sol Grey Tavares, pelo destaque do Colégio do Sana. Além de ter o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas municipais, recentemente, o colégio foi premiado por um projeto de leitura e receberá um incentivo em dinheiro para ampliá-lo para toda a escola.
“É um orgulho para nós, que uma escola da zona rural, que enfrenta tantos problemas, seja premiada por um projeto educacional. Segundo Leandra, isso só foi possível porque temos educadores e alunos muito esforçados. “Precisamos pensar em maneiras de valorizar e acolher esses profissionais que se dedicam diariamente ao serviço público”. A parlamentar defendeu ações de promoção à saúde (física e mental), garantia de dignidade e qualidade de vida para o servidor.
Também na sessão desta quarta, a vereadora Mayara Rezende (Republicanos) requisitou informações ao Executivo sobre o cenário epidemiológico atual das atuais arbovirozes em Macaé, que incluem os registros de Zika, chikungunya, dengue e febre Oropouche.