Profissionais da área da saúde e estudantes universitários de Macaé têm até o dia 22 de maio para se inscrever no curso de extensão “Interseccionalidade e Equidade: os efeitos dos marcadores sociais no cuidado em saúde”. A proposta é oferecer uma formação crítica e inclusiva sobre como questões como gênero, raça e deficiência impactam o acesso e a qualidade do cuidado em saúde.
A capacitação será realizada totalmente online, com início em 26 de maio e término previsto para 15 de setembro. No entanto, a aula inaugural acontecerá de forma presencial, no auditório do Bloco D da Cidade Universitária, às 17h30. Os participantes que concluírem o curso terão direito a um certificado de 100 horas.
O conteúdo programático é dividido em quatro módulos que abordam de forma aprofundada temas urgentes: Equidade no Cuidado à Saúde; Gênero e seus Efeitos no Cuidado à Saúde; Raça/Cor e seus Efeitos no Cuidado à Saúde; e Pessoa com Deficiência e seus Efeitos no Cuidado à Saúde.
O curso é fruto de uma parceria entre o projeto “PET-Saúde: equidade em Macaé”, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), e busca fomentar reflexões que contribuam para práticas mais humanas e justas nos serviços de saúde.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: [petsaude1.uff.ufrj@gmail.com](mailto:petsaude1.uff.ufrj@gmail.com).