Carregando...

Saquarema

Solenidade marca inauguração da 1ª fase das obras do CDV, em Saquarema

Em cerimônia realizada em Saquarema, nessa segunda-feira, 28, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realizou oficialmente a entrega da 1ª fase das obras de modernização do Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel Saquarema (CDV).

As obras contaram com aporte de 8 milhões de reais do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e também com a parceria da Enel Distribuição Rio, concessionária de energia elétrica de 66 dos 92 municípios fluminenses, e que é patrocinadora da entidade, além de dona do “naming rights” do CDV.

A solenidade dessa segunda contou com a presença de grandes nomes do vôlei brasileiro, entre atletas e dirigentes, além do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e da prefeita de Saquarema, Lucimar (PL), entre outras autoridades.

“A entrega desta obra promove a união entre os atletas de base e os mais experientes, além da estruturação e renovação deste espaço gerar novas oportunidades de vitórias para o voleibol. E estar localizado no interior do Estado, em Saquarema, mostra o investimento do governo em infraestrutura e o reforço do turismo”, avaliou o governador Cláudio Castro.

Para o presidente da CBV, Radamés Lattari, a entrega das obras reforça a importância do espaço, considerado uma referência do desenvolvimento de atletas de vôlei em todo o mundo, e que ajuda a contar a história do esporte no país.

“O CDV é referência do mundo inteiro. Um local que desenvolveu atletas que levaram o vôlei brasileiro ao topo das principais competições do planeta. Nos 22 anos de existência do CT (Centro de Treinamento), conquistamos 17 medalhas olímpicas na quadra e na praia, além de mais de 80 pódios em campeonatos mundiais adultos e de base. Agora, a casa do voleibol ganhou uma cara nova, mais moderna e funcional, para que as novas gerações tenham ainda mais condições, conforto e estrutura para manter a excelência do nosso voleibol”, comemorou Radamés Lattari.

Ex-treinador da seleção masculina campeã mundial em 1997, e presidente da CBV desde 2023, tendo sido reeleito em janeiro desse ano para o mandato até 2029, Radamés contou ainda sobre as novidades do espaço, que ganhou novos ginásios, nova recepção, e um novo restaurante.

As melhorias foram elogiadas pelo atual treinador da seleção feminina, o bi-campeão olímpico José Roberto Guimarães, que falou sobre as obras, e também ressaltou a importância do espaço para o desenvolvimento do esporte no país.

“A gente já tinha um CT muito bom, mas acho que essa repaginada sempre é boa que aconteça e de muito bom gosto, bem aconchegante; cada quadra tem uma cor da bandeira nacional e os quadros que escolheram, enfim, ficou uma atmosfera bem bacana, assim, para treinar. Ainda não está pronto totalmente, ainda está faltando a 2ª parte, mas a gente já começa nesse ambiente, o restaurante reformado, a entrada, as quadras. Depois eu sei que vai ter sala de musculação também, passar por uma reforma, mas muito bacana. É bom voltar aqui em Saquarema depois dos Jogos Olímpicos e ver a preocupação dos detalhes, em cada ponto, em cada setor, bacana, acho que as minhas jogadoras vão gostar”, falou José Roberto Guimarães ao jornal O Tempo.

Com 108 mil metros quadrados (m²), o CDV conta com 4 quadras cobertas e 6 quadras de areia para vôlei de praia, além de 800 m² de área com academia e fisioterapia, piscina semiolímpica, sauna, restaurante e áreas de lazer.

“O projeto foi pensado para atender as necessidades de treinamento dos atletas de quadra e praia, por isso, elaboramos um cronograma em fases. Ainda temos muito pela frente. Mas após 6 meses de obras, já é um CDV diferente, ainda mais preparado para receber nossos craques, mais sustentável e inclusivo. O CDV vai além do esporte, com olhar voltado para o futuro e com excelência que é a marca do voleibol brasileiro”, complementou a diretora administrativo-financeira da CBV, Luciana Oliveira.

O governador Cláudio Castro esteve presente, na segunda-feira (28/04), na inauguração da primeira etapa das obras de modernização do Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema (CDV), na Região do Lagos. O local, que é referência nacional para a preparação das seleções brasileiras de vôlei, contou com aporte de R$ 8 milhões do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

A revitalização contempla melhorias em seis quadras de vôlei de praia, quatro quadras indoor, duas quadras de tênis, um campo de futebol Society, além da piscina semi-olímpica e infantil. Também foram reformadas as salas de musculação e fisioterapia, auditórios, restaurante, áreas de lazer, sala de imprensa, hotel, salão de jogos, saunas, capela e lavanderia.

– A reestruturação do Centro de Desenvolvimento do Voleibol é um investimento estratégico no presente e no futuro do nosso esporte. O CDV é referência internacional em excelência esportiva, e sua modernização garantirá que nossos atletas, desde os da base até os de alto rendimento, tenham acesso à melhor infraestrutura possível para se preparar e seguir levando o Brasil ao lugar mais alto do pódio – Rodrigo Scorzelli, subsecretário de esporte.

Deixe um comentário