A corrida eleitoral pelas prefeituras de Macaé e de Cabo Frio ganharam novos nomes no portal DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã dessa segunda-feira, 19, que mostra a situação de todos os candidatos nas eleições municipais desse ano.
Em Macaé, a última chapa a entrar com pedido de registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral fluminense foi a do ex-prefeito Danilo Funke (PSB), que concorrerá com Dr. Flávio Cesário (PSB) como vice, no pleito do próximo dia 6 de outubro.
Já em Cabo Frio, foi a da atual prefeita, Magdala Furtado (PV), eleita vice em 2020 e que assumiu a prefeitura em julho de 2023, depois do falecimento do ex-prefeito José Bonifácio (PDT), concorrerá tendo Léo Mendes (MDB) como vice.
Além das duas últimas chapas a aparecer na atualização dessa segunda-feira, o site traz novidades sobre a situação dos pedidos de registro de candidatura, com uma tarja ao lado dos nomes dos candidatos avisando da situação do candidato, sendo “concorrendo” em azul, ou “inapto” em amarelo.
Entre os casos de “inapto” está o de Rafael Paçanha (REDE), também candidato à disputa da Prefeitura de Cabo Frio, que aparece com 2 pedidos de registro de candidatura, sendo 1 deles considerado “inapto”.
Segundo o site do TSE, a situação é de “pedido não conhecido”, ou seja, quando um pedido de registro de candidatura não preenche os requisitos mínimos para ser apreciado, conforme decisão já proferida pela Justiça Eleitoral. Já no 2º pedido do candidato, a situação é de “aguardando julgamento”.
E ele não é o único com mais de 1 pedido de registro de candidatura para a disputa das prefeituras da região. Em Araruama, Daniela de Lívia (MDB) também aparece nessa situação, sendo 1 dos pedidos já deferido, assim como o de sua vice, Verônica do Café Capri (NOVO), os primeiros nomes garantidos nas urnas na região.
Todos os outros candidatos em Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São João da Barra e São Pedro da Aldeia, aparecem com status de “aguardando julgamento” ou “pendente de julgamento”.
De acordo com o próprio DivulgaCandContas, o status “aguardando julgamento” aparece quando a candidatura ainda não foi apreciada pela Justiça Eleitoral, enquanto o status “pendente de julgamento” aparece quando a candidatura ainda não foi apreciada, inclusive em decorrência de substituição de candidatos ou anulação da convenção, mas concorre mesmo assim.