Carregando...

SaúdeSegurança Pública

Silva Jardim acompanha governo federal com engajamento à campanha do Agosto Lilás 2025

A Prefeitura de Silvas Jardim reforçou, nessa segunda-feira, 4, o engajamento à campanha brasileira do Agosto Lilás, que se tornou oficial em 2022, e marca o Mês de Conscientização pelo Fim da Violência contra a Mulher em todo o país.

O posicionamento do município acompanha a temática estabelecida pelo Ministério das Mulheres, do governo federal, divulgada também nessa segunda-feira, com a frase “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, ressaltando a importância da Lei Maria da Penha como instrumentos de proteção e transformação de vidas das mulheres.

“O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás, que reforça a importância do enfrentamento à violência contra a mulher e da promoção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária. A violência contra a mulher pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral – e nenhuma dessas formas deve ser silenciada. É dever de todos proteger, acolher e garantir que toda mulher viva com dignidade e liberdade”, alertou a prefeitura.

No município, a gestão da prefeita Maira Figueiredo (MDB) reafirmou o compromisso com a segurança e a proteção dos direitos das mulheres, com a realização mensal de ações de orientação, escuta qualificada e acolhimento de mulheres vítimas de violência.

O atendimento é feito em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com a Subsecretaria Especial dos Direitos da Mulher e Minorias, através de unidades como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“Proteger as mulheres é fortalecer famílias, vínculos e toda a comunidade. Diga não à violência. Denuncie. Você não está sozinha”, recordou a prefeitura.

Para denunciar casos de violência contra a mulher no município, além do 180, da Central de Atendimento à Mulher, a população conta ainda com o 190, telefone de Emergência da Polícia Militar (PM), e o (21) 97883-7923, da Patrulha Maria da Penha, que recebe chamadas e mensagens de WhatsApp.