Carregando...

Saúde

Servidores de Macaé terão sinais vitais verificados antes de atendimentos médicos

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, implementou mais uma medida preventiva voltada à promoção da saúde e do bem-estar dos servidores públicos. Agora, todos os funcionários que buscam atendimento no Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) passam por uma pré-triagem realizada pela equipe de enfermagem do trabalho.

O procedimento inclui a aferição de sinais vitais, como pressão arterial, frequência cardíaca e outros indicadores importantes, contribuindo para um atendimento mais completo e seguro. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde ocupacional e a valorização dos servidores.

“Verificamos a pressão arterial e fazemos teste de glicemia, realizamos entrevistas, e identificamos possíveis dificuldades ou necessidades de apoio. Isso pode incluir por exemplo a marcação de exames especializados. Além do acompanhamento da saúde, prestamos apoio nas diversas necessidades dos servidores, identificando também demandas que eles próprios podem desconhecer”, explicou a coordenadora do Sesmt, a médica Lívia Selem.

De acordo com os organizadores, o atendimento será realizado no próprio Sesmt, que funciona na Casa do Servidor Júlio Antunes, com o horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Francisco Portela, 702, no Centro de Macaé.

A iniciativa será ampliada em breve. “Vamos fazer parcerias para trazer para cá informações sobre os programas que existem na nossa rede de Atenção Básica da Saúde. Muitos servidores não conhecem como funcionam nossos atendimentos. Vamos detalhar onde está cada dispositivo, para que as pessoas também possam ter o acesso mais rápido. Isso fortalece o trabalho de prevenção”, afirmou a Subsecretária de Gestão de Pessoas, Verônica Guimarães.

“A proposta é consolidar um modelo de cuidado que vá além do atendimento técnico. Buscamos identificar precocemente os riscos à saúde, fortalecer ações de prevenção contínua e oferecer um acolhimento genuíno aos nossos servidores. Mais do que uma medida operacional, essa é uma iniciativa de valorização humana, que reconhece o servidor como prioridade e assegura um acompanhamento mais atento à saúde física e mental de quem cuida da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino.