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Senado vota na próxima terça-feira fim da propaganda eleitoral no rádio e TV. Qual a sua opinião?!

O debate sobre uma reforma política e eleitoral no país é antigo. E, para que haja alguma mudança substancial nas eleições de 2018, as próximas duas semanas serão decisivas. Na próxima terça-feira, 26, por exemplo, os senadores devem votar o Projeto de Lei 206/2017, de autoria de Ronaldo Caiado (DEM-GO). O texto cria o Fundo Especial de Financiamento de Campanha e acaba com a propaganda partidária e com o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.

Neste caso, o dinheiro da compensação fiscal que a União paga às emissoras pela veiculação desses programas seria repassado ao fundo – algo em torno de R$ 1,5 bilhão. A proposta, entretanto, ganhou um substitutivo do relator, Armando Monteiro (PTB-PE). O senador propõe a extinção da propaganda partidária no rádio e na TV, veiculada nos anos sem eleições, mas mantém o horário eleitoral dos candidatos durante as campanhas.

Além disso, o fundo também receberia metade do valor das emendas impositivas apresentadas pelas bancadas de deputados e senadores ao Orçamento Geral da União nos anos eleitorais. A previsão, neste caso, é de que o fundo conte com R$ 3 bilhões em 2018.

Regras para a distribuição do dinheiro também foram propostas: 2% seriam divididos igualitariamente entre todos os partidos registrados no TSE; 49% de acordo com o percentual de votos obtidos na última eleição para a Câmara; 34% na proporção do número deputados federais; 15% na proporção do número de senadores.

Já a distribuição dos recursos dentro de cada partido ficariam da seguinte forma: 20% seriam divididos igualitariamente entre todos os candidatos a um mesmo cargo. Respeitado esse piso, as executivas nacionais poderiam decidir como repartir o restante do dinheiro. No caso de os comandos partidários não conseguirem chegar a um acordo sobre como dividir os recursos: 50% iriam para as campanhas de presidente, governador e senador; 30% para deputado federal; e 20% para deputado estadual e distrital.

O substitutivo também regula a propaganda na internet. O texto proíbe que terceiros façam o chamado “impulsionamento de conteúdo” – espécie de publicidade paga nas redes sociais. Mas a proposta permite que partidos, coligações e candidatos usem esse tipo de ferramenta. A Câmara, por sua vez, discute o fim das coligações nas eleições proporcionais e uma cláusula de barreira para que as legendas tenham acesso ao fundo partidário e ao tempo de rádio e TV.

Além de votar o PLS 206/2017, os senadores têm outro desafio pela frente: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/2016 (numeração na Câmara). O texto acaba com as coligações nas eleições de deputados e vereadores a partir de 2020 e estabelece uma cláusula de barreira para o fundo partidário e o tempo de rádio e TV.

O texto está na Câmara, onde já foi aprovado em primeiro turno. O texto-base também passou em segundo turno. Mas os deputados ainda precisam analisar os destaques apresentados à PEC. A previsão é de que eles sejam votados também na próxima terça-feira. Como sofreu mudanças na Câmara, a matéria precisa voltar ao Senado e passar por mais dois turnos de votação.