Segunda dose da vacina contra a dengue começa a ser aplicada em Campos

Segunda dose da vacina contra a dengue começa a ser aplicada em Campos

Começou nesta terça-feira (9) em Campos a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informou também que o imunizante está disponível no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, na área central da cidade. As vacinas também podem ser encontradas em quase 40 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidade Pré-Hospitalares (UPHs).

A pasta informou também que aqueles que não ainda tomaram a primeira dose podem se dirigir a uma das unidades. A gerente do Programa Municipal de Imunização (PMI), Amanda Carvalho, explicou que todas as crianças vacinadas há 90 dias já estão aptas para a segunda dose.

“O esquema completo da vacina contra a dengue é com duas doses. Então, é muito importante que os pais levem os filhos para essa segunda etapa e garantam uma proteção mais eficaz e duradoura para seus filhos”, ressaltou Amanda.

Para ter acesso à vacina, o pai ou responsável deve comparar com ela em uma unidade de saúde e apresentar um documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS. Também é preciso estar com a caderneta de vacina.

O programa de vacinação contra a dengue teve início no dia 9 de junho de forma escalonada, mas atualmente está liberado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Um dado preocupante é que, dos 34.110 elegíveis, apenas 3.693 receberam a primeira dose. Esses números representam apenas 11% do público-alvo.

A eficácia da vacina contra a dengue chega a 90% para hospitalização e 80% para não pegar dengue. “A imunização ajuda a prevenir formas graves da doença, internações e óbitos, sendo essencial se vacinar antes mesmo do aumento dos casos de dengue, que costuma ocorrer no período de chuvas e temperaturas mais elevadas”, reforçou o coordenador do PMI, Leonardo Cordeiro.

Deixe um comentário