São Pedro da Aldeia pode ser credenciada após visita de comitiva da UNESCO

São Pedro da Aldeia pode ser credenciada após visita de comitiva da UNESCO

Parte da iniciativa do Geoparque Costões e Lagunas, a cidade de São Pedro da Aldeia está elegível para ser credenciada como membro do Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

De acordo com a prefeitura, uma comitiva da UNESCO virá ao município ainda nesse mês de julho para fazer uma avaliação, quando conhecerá parte da Trilha dos Cardeiros e a Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia.

Os 2 locais são pontados como estratégicos para a iniciativa do Geoparque Costões e Lagunas, considerado patrimônio geológico que abrange áreas de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico, ecológico e geológico.

“Essa é uma busca pelo reconhecimento internacional do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro com a busca incansável pela chancela da UNESCO, onde nosso município está inserido nesse território. É uma grande honra e uma oportunidade de desenvolvermos um trabalho voltado, não só especificamente para os estudiosos, como também para o visitante comum”, disse a secretária de Turismo, Claudia Tinoco.

O município lembra que a região proposta para o Geoparque Costões e Lagunas, composto por 16 municípios, entre eles São Pedro da Aldeia, compreende uma área com evolução geológica envolvendo mais de 2 bilhões de anos de história geológica e afloramentos, incluindo vestígios arqueológicos e sítios de interesse histórico e cultural.