Carregando...

Estado

Rio: Laterça cobra da Anac fiscalização sobre a Azul e o restabelecimento de voos diretos de Campos e Macaé para o Rio

Na última semana, o deputado federal Felicio Laterça (PP) encaminhou ofício ao presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Julio Alcantara Noman, cobrando que o órgão intervenha e fiscalize a Azul Linhas Aéreas. O motivo: a empresa anunciou o fim dos voos diretos com partida e regresso de Campos e Macaé ao Rio de Janeiro.

De acordo com o parlamentar, a notícia da descontinuidade desses voos não foi bem recebida pelos usuários das cidades fluminenses e está ocasionando transtornos a todos que utilizam essas rotas para turismo, lazer, investimento e trabalho.

“É importante registrar que essa medida tem um impacto negativo na geração de emprego e renda em toda a região Norte Fluminense, que ultimamente tem recebido uma série de investimentos de multinacionais, como a recente inauguração de uma Base de Apoio Offshore da Petrobrás, em Macaé, e a expansão da atuação de operadores como Equinor, PetroRio, 3R, Tridente, Perenco e BR Offshore”, lembrou Laterça.

Vale lembrar ainda que a soma desses investimentos em projetos energéticos que vão desde termelétricas, usinas solares, de hidrogênio e eólica offshore, somam mais de R$ 13,2 bilhões. Além disso, Campos e Macaé são os dois municípios que mais geram empregos no Estado, tratando-se de um dos polos nacionais da produção de petróleo e gás natural.

“Por tudo isso, solicito com urgência a intervenção da Anac junto à companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras para verificar se a conduta está de acordo com o que foi estabelecido, inclusive os equipamentos que podem operar, bem como a manutenção das linhas aéreas de Campos e Macaé com ligação direta ao Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense, e além disso que, seja ampliada e incrementada a rede de malha aérea”, pontuou o deputado.