Carregando...

EconomiaEstadoGeralGoverno

Rio de Janeiro produz 8,6 milhões de toneladas de aço em 2023 e se consolida como o segundo maior produtor do país

O Estado do Rio produziu 8,6 milhões de toneladas de aço em 2023, se consolidando como o segundo maior produtor do país – responde por 27% da produção nacional, atrás apenas de Minas Gerais. Em dezembro, o Rio de Janeiro produziu 581 mil toneladas de aço bruto, ou 23% da produção do país, no mês. Os dados são do Instituto Aço Brasil, entidade representativa das empresas brasileiras produtoras de aço.

 

– O Estado do Rio vive um momento de expansão econômica, e o crescimento da produção de aço comprova isso, já que a indústria siderúrgica é considerada um indicador de avanço econômico. O setor é um dos mais estratégicos para o desenvolvimento econômico e social: gera milhares de empregos, investimentos e divisas – ressalta o governador Cláudio Castro.

 

De acordo com o Instituto Aço Brasil, a produção brasileira de aço bruto foi de 31,9 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a dezembro de 2023.

 

– Hoje somos o segundo maior produtor de aço do país e, durante vários meses do ano passado, ocupamos a liderança da produção nacional, por conta do importante parque siderúrgico instalado no estado, formado por grandes empresas como ArcelorMittal, Ternium, CSN e Gerdau – destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.