Carregando...

Rio das Ostras

Rio das Ostras realiza ações de prevenção contra queimadas às margens da RJ-106

A Prefeitura de Rio das Ostras vem realizando um trabalho visando a prevenção e combate de queimadas em vegetação no município, que vem sendo uma das grandes preocupações não apenas na cidade e na região, mas em todo o Estado.

Nessa semana, equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca iniciaram a abertura de aceiros às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no trecho entre os bairros Âncora e Mar do Norte, no sentido Macaé.

“Os aceiros são faixas de terra livres de vegetação, que funcionam como barreiras para impedir a propagação das chamas. Essas áreas, semelhantes a caminhos, separam a vegetação das margens das áreas de mata, reduzindo a velocidade de avanço do fogo, de forma que não atinja locais de preservação ou regiões habitadas”, explicou o município.

De acordo com a prefeitura, as ações visam reduzir os riscos de queimadas e proteger áreas de preservação ambiental, reforçando os cuidados com um problema que chegou a apresentar aumento de 400% no Estado nos primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.

“O trabalho acontece em uma época estratégica, já que o outono e o inverno são considerados os períodos mais secos do ano, quando o ambiente está vulnerável à ocorrência de incêndios florestais”, justificou o município.

Segundo a prefeitura, o trabalho continuará e será ampliado para outras áreas da cidade, como o Parque Municipal, no Mar do Norte, além de uma propriedade que abriga o Programa de Saúde Animal, no Praia Âncora.

O município lembra ainda que dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontaram um aumento expressivo dos casos de incêndios no Estado do Rio, resultado da combinação de altas temperaturas e escassez de chuvas.

“Além de proteger a vegetação nativa, os aceiros também evitam prejuízos econômicos, já que queimadas comprometem biomas, plantações e a biodiversidade local. Por isso, a Secretaria [de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca] reforça a importância de manter esses espaços sempre limpos e preparados, especialmente no início da estiagem, antes que a vegetação seque e fique mais vulnerável ao fogo”, completou a prefeitura.

Deixe um comentário