Carregando...

Sem categoria

Rio das Ostras: Governo fará licitação e vans correm o risco de desaparecer do sistema de transporte. Entenda!

Em 2015, o então prefeito Alcebíades Sabino (PSC), realizou uma pesquisa e constatou que em Rio das Ostras mais de 74 mil pessoas usam o transportes público. Além disso, o levantamento – que custou R$ 130 mil aos cofres do município – descobriu que o modal preferido pela maioria dos usuários é o ônibus.

Por outro lado, o número dos que hoje exploram a permissão do sistema de transporte na cidade é de 380 profissionais, entre motoristas e cobradores – o que totaliza algo em torno de 2.500 pessoas que dependem direta e indiretamente das vans para sobreviver. O modelo está em vigor há 20 anos.

Esta semana, duas reuniões aconteceram envolvendo vereadores, representantes do Governo e de permissionários que exploram o atual sistema de transporte público na cidade. Apesar das tensões e de uma paralisação parcial ontem, 16, de motoristas e cobradores de vans, a Prefeitura bateu o martelo: haverá licitação.

Na prática, os permissionários lutam para que o modelo de transporte não seja mudado em Rio das Ostras, passando das atuais vans para ônibus ou micro-ônibus. Contudo, apesar da garantia do Governo de que está buscando uma forma que contemple a participação, como pessoa física, dos donos dos veículos no processo de licitação, a maioria teme ficar desempregada.

Na Câmara, ontem, ficou claro que o Governo cumprirá a decisão judicial que determina a realização do processo licitatório. Já o modelo que será adotado será uma decisão do prefeito, Carlos Augusto (PMDB). Críticas ao trabalho e condições dos veículos de parte dos permissionários também marcaram muitos discursos.

O procuradora-geral do município, Renato Vasconcellos, e o secretário de Transportes, Antenor Martins, rebateram ainda as acusações de que o Governo Municipal esteja rabalhando nos bastidores para favorecer grandes empresas ou consórcios de empresas de ônibus para acabar com as vans.

O Projeto de Lei do Executivo já está na Câmara tramitando e deve ser votado nas próximas semanas pelos vereadores. Até lá, a novela do transporte público em Rio das Ostras promete novos capítulos. A conferir!