Carregando...

BrasilEleições 2018EstadoGeralMacaé

Rio das Ostras: depois de aumentos do IPTU e Iluminação, ação contra donos de vans e quiosques, Carlos Augusto enfrentará manifestação

É apenas o início do segundo ano deste mandato, mas o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PMDB), é um velho conhecido da população riostrense. Isso porque, é a terceira vez que o peemedebista governa o município. Contudo, nunca antes na história da cidade um prefeito acumulou tantas decisões questionáveis em tão pouco tempo.

Para se ter uma ideia, de 2017 para cá – somente para citar algumas medidas – Carlos Augusto aumentou em mais de 100% o IPTU e a Contribuição de Iluminação Pública pagas pela população. Apesar da retomada do crescimento em repasse de royalties, o prefeito passou a conta da crise para os moradores.

Não bastasse isso, Carlos Augusto – sempre com a aprovação da Câmara – conseguiu com uma canetada destroçar a vida de centenas de donos e motoristas de vans. Com o novo modelo de transporte, está claro que os atuais permissionários dificilmente conseguirão vencer a licitação de alguma das linhas.

Por último, Carlos Augusto – que parece inerte frente a problemas graves como alagamentos e violência no município – resolveu por para fora quase 200 donos de quiosques. Nos bastidores dizem que muitos apadrinhados do prefeito aguardam a vez.

Todas essas polêmicas, entretanto, causaram um primeiro efeito colateral: nesta sexta-feira, 2, a partir das 16h, com concentração em frente ao cemitério do Âncora, uma carreata está sendo organizada. O objetivo é seguir até à Prefeitura para um grande protesto.

Lideranças comunitárias e políticas prometem que esta será apenas a primeira de uma série de manifestações ao longo do mandato de Carlos Augusto. Isso, claro, se o prefeito -enquadrado na lei como ficha-suja e pendurado por liminar – conseguir terminar o mandato, entende?!