O coordenador regional da Defesa Civil da Baixada Litorânea, coronel Claudomiro Oliveira, esteve em Rio das Ostras nessa quinta-feira, 4, para discutir medidas para fortalecer o Sistema Estadual de Defesa Civil.
O encontro também teve como objetivo reforçar a importância da modernização de sistemas de monitoramento, como a Estação Meteorológica, os pluviômetros, além de debater dados preocupantes de incêndios em vegetações na cidade.
“Quanto mais refinada for a previsão, mais acertada será a tomada de decisão”, argumentou o coronel Claudomiro Oliveira.
Durante a visita, o coordenador da Defesa Civil de Rio das Ostras, Edmilson Martins, lembrou as dificuldades encontradas para atender algumas localidades do município, relatando a inundação ocorrida em Rocha Leão, em abril desse ano.
“Nesse episódio, nos deparamos com uma dificuldade enorme para falar com os moradores. Hoje conseguimos criar sistemas para integração dessas regiões para oferecer um socorro mais efetivo e imediato. Infelizmente existem áreas que não sofriam com as chuvas, que atualmente sofrem. Tivemos que criar formas de monitorar e nos comunicar mais rápido com essas regiões”, contou Edmilson Martins.
A reunião debateu ainda soluções para a estruturação da Defesa Civil do município e a criação de um Conselho Municipal de Defesa Civil, assim como a importância do Plano de Contingência para chuvas intensas, e a capacitação continuada dos agentes.
Para o coronel Claudomiro Oliveira, é fundamental que os municípios da região estejam unidos no trabalho de monitoramento de eventos meteorológicos extremos, utilizando dados dos diversos órgãos para ajudar na previsão do tempo.